21.11.18

Salvação em Jesus

Domingo, 18 de Novembro

Como Adventistas do Sétimo Dia, temos muito em comum com outras denominações cristãs. No entanto, o nosso conjunto de crenças forma um sistema singular de verdades bíblicas que mais ninguém no mundo cristão tem proclamado. Estas verdades definem-nos como o remanescente de Deus do tempo do fim.

1. De acordo com Atos 4:8-12 e 10:43, que importância deu Pedro a Jesus Cristo na sua compreensão do plano da salvação?

O apóstolo Paulo disse aos coríntios que a boa notícia era “que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19). A morte de Cristo é a nossa reconciliação com o Pai, uma ponte sobre o abismo deixado pelo pecado e pela morte. Durante séculos, os cristãos têm refletido sobre o significado da morte de Jesus, da ressurreição e da reconciliação que Ele veio realizar. Este processo de reconciliação passou a ser conhecido como expiação, traduzida do inglês atonement, uma antiga palavra que originalmente significava “at-one-ment”, ou seja, “a condição de estar como um” com os outros, ou estar de acordo. Assim, a expiação denota harmonia num relacionamento, e quando há distanciamento ou desavenças, esta harmonia é o resultado da reconciliação. A unidade da igreja é, portanto, um dom desta reconciliação.

2. O que ensinam as seguintes passagens sobre o significado da morte e ressurreição de Jesus?

Romanos 3:24, 25:
1 João 2:2:
1 João 4:9, 10:
1 Pedro 2:21-24: 

Embora tenhamos em comum com muitas outras igrejas cristãs a crença na morte e ressurreição de Cristo, nós a proclamamos no contexto do “evangelho eterno” (Apocalipse 14:6), como parte das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12. Como Adventistas do Sétimo Dia, enfatizamos estas mensagens, o que nenhuma outra denominação cristã faz.

Porque devemos manter sempre diante de nós a realidade da morte e da ressurreição de Cristo e a esperança que ela nos oferece?