1.11.18

Assistência aos Pobres

Quinta-feira, 01 de Novembro

Partilhar recursos era, muitas vezes, uma expressão tangível da unidade na igreja primitiva. A generosidade descrita nos primeiros capítulos do livro de Atos continuou posteriormente com o convite de Paulo às igrejas que ele tinha estabelecido na Macedônia e na Acaia para que contribuíssem para os pobres de Jerusalém (veja Atos 11:27-30; Gálatas 2:10; Romanos 15:26; 1 Coríntios 16:1-4). Esta dádiva tornou-se numa expressão palpável do facto de que as igrejas, constituídas principalmente por cristãos gentios, amavam os seus irmãos e irmãs de herança judaica em Jerusalém, e importavam-se com eles. Apesar das diferenças culturais e étnicas, eles formavam um só corpo em Cristo e prezavam o mesmo evangelho. Este acto de partilhar os seus recursos com os necessitados não apenas revelou a unidade que já existia na igreja, mas também fortaleceu esta unidade.

5. Leia 2 Coríntios 9:8-15. Quais foram os resultados da generosidade revelada pela igreja de Corinto?

A experiência de unidade na igreja primitiva mostra o que ainda pode ser feito hoje. Contudo, esta unidade não foi possível sem o compromisso intencional por parte de todos os cristãos. Os líderes da comunidade primitiva compreendiam que o seu ministério era promover a unidade em Cristo. Tal como o amor entre o marido, a mulher e os filhos é um compromisso que deve ser nutrido intencionalmente todos os dias, assim é também a unidade entre os cristãos. A unidade que temos em Cristo é incentivada e tornada visível de várias maneiras.

Os elementos que promoveram a unidade na igreja primitiva foram a oração, a adoração, a comunhão, uma visão em comum e o estudo da Palavra de Deus. Os cristãos não compreenderam apenas a sua missão de pregar o evangelho a todas as nações, mas também perceberam que tinham a responsabilidade de amar e cuidar uns dos outros. A unidade deles manifestava-se na sua generosidade e apoio mútuo na comunidade local e, mais amplamente, entre as comunidades da igreja, mesmo que fossem separadas por longas distâncias.

“A sua beneficência testificava que não tinham recebido a graça de Deus em vão. O que teria produzido tal liberalidade senão a santificação do Espírito? Aos olhos de crentes e incrédulos foi um milagre da graça.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 344

Você e sua igreja têm experimentado os benefícios da generosidade em relação aos outros? Ou seja, quais são as bênçãos concedidas aos que doam a outras pessoas?