19.5.20

O Sábado e a Criação

Terça-feira, 19 de Maio

O Sétimo Dia, o Sábado, é muito atacado na sociedade secular e nas comunidades religiosas. Este facto pode ser visto nos horários de trabalho das corporações mundiais; na tentativa de mudança do calendário em muitos países europeus, designando a segunda-feira como o primeiro dia da semana e o domingo como o sétimo dia; e na recente encíclica papal sobre mudança climática, que chama ao Sétimo Dia, o Sábado, “sábado judaico” e incentiva o mundo a observar um dia de descanso para reduzir o aquecimento global (Papa Francisco, Laudato Si', Cidade do Vaticano, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2WJWdeJ).

4. Leia Génesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Marcos 2:27; Apocalipse 14:7. Como é que a compreensão da semana da criação está ligada ao quarto mandamento? Qual é a relação disto com as três mensagens angélicas?

A Bíblia diz: “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” (Génesis 2:2). Muitos criacionistas enfatizam a obra de Deus durante os seis dias da criação, mas deixam de reconhecer que ela não terminou no sexto dia. Ignoram que a obra terminou quando Ele criou o Sábado. Por isso, Jesus disse: “O sábado foi feito por causa do homem, não o homem, por causa do sábado.” (Marcos 2:27). Jesus fez esta declaração com autoridade porque Ele criou o Sábado como sinal e selo eternos da aliança de Deus com o Seu povo. O Sábado não era só para o povo hebreu, mas para toda a humanidade.

Génesis indica três coisas que Jesus fez depois de ter criado o Sábado. 1. Ele “descansou” (Génesis 2:2), dando-nos um exemplo divino do Seu desejo de descansar connosco; 2. O Senhor “abençoou” o Sétimo Dia (Génesis 2:3). Na história da criação, os animais foram abençoados (Génesis 1:22), Adão e Eva também foram abençoados (Génesis 1:28), mas o único dia especificamente abençoado foi o Sétimo; 3. Deus “o santificou” (Génesis 2:3).

Nenhum outro dia na Bíblia recebeu estas três designações. Contudo, estas três ações foram repetidas no quarto mandamento, quando Deus escreveu com o próprio dedo e apontou para a criação como o fundamento para o Sábado (Êxodo 20:11).

O mandamento do Sábado é mencionado como fundamento para a adoração ao Criador. Como se relaciona esta ligação com o dia de Sábado com os eventos finais? (Apocalipse 14:7; Êxodo 20:11).