8.5.20

Estudo Adicional 8.5.20

Sexta-feira, 08 de Maio

Textos para leitura: “Expulse a Dúvida”, Caminho a Cristo, p. 105-113; no documento: “Métodos de Estudo da Bíblia”, a Secção 1: “Estudo Bíblico: Pressuposições, Princípios e Métodos”; a Secção 2: “Pressuposições Originadas de Afirmações das Escrituras”; e a Secção 3: “Princípios Para Abordar a Interpretação das Escrituras”. (http://www.centrowhite.org.br/metodos-de-estudo-da-biblia)

“No estudo da Palavra, deixe de lado as opiniões preconcebidas e as ideias herdadas e cultivadas. Nunca vai alcançar a verdade se estudar as Escrituras para defender as suas próprias ideias. Deixe-as de lado e, com o coração contrito, ouça o que o Senhor tem para lhe dizer. Quando a pessoa humilde que procura a verdade se assenta aos pés de Cristo e aprende Dele, a Palavra dá-lhe entendimento. Àqueles que são sábios demais aos próprios olhos para estudar a Bíblia, Cristo diz: devem tornar-se mansos e humildes de coração, se desejam ser sábios para a salvação.

Não leia a Palavra à luz de opiniões antigas; mas, com a mente livre de preconceitos, busque-a com cuidado e oração. Se, à medida que lê, se sente convicto a sobre algo, e nota que as suas próprias opiniões não estão em harmonia com a Palavra, não tente adaptá-la a essas opiniões. Ajuste as suas opiniões à Palavra. Não permita que as suas crenças ou práticas anteriores dominem o entendimento. Deixe a mente receptiva às maravilhas da Lei. Descubra o que está escrito, e então firme os pés na Rocha eterna. Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 260

Perguntas para consideração:

1. A nossa visão do mundo, educação e cultura impactam a interpretação das Escrituras? É importante identificar influências externas que trazemos à interpretação da Bíblia?

2. O pecado pode levar-nos a interpretar a Palavra de Deus de maneira errada? O desejo de fazer algo condenado na Bíblia induz-nos a interpretar as Escrituras de modo distorcido? Como é que o pecado filtra a nossa maneira de interpretar a Bíblia?

3. Uma compreensão maior dos tempos e da cultura bíblica ajuda-nos a entender melhor algumas passagens das Escrituras?