Quarta-feira, 05 de Fevereiro
4. Leia Daniel 5:13-28. Qual foi a razão apresentada por Daniel para o fim iminente daquele rei?
Forçado pelas circunstâncias, o rei recorreu à consultoria de Daniel; porém, parece tê-lo feito com relutância. Isto revela mais sobre a sua atitude em relação ao Deus de Daniel do que em relação ao próprio Daniel.
Por sua vez, a resposta daquele idoso hebreu à oferta de recompensa do rei mostra as suas prioridades e o seu caráter. Também é provável que Daniel, conhecendo o significado das palavras misteriosas, percebesse a inutilidade da recompensa.
Daniel então fez três acusações ao rei.
Primeiro, Belsazar tinha ignorado completamente a experiência de Nabucodonosor. Caso contrário, ele ter-se-ia arrependido e humilhado como o seu antecessor.
Em segundo lugar, Belsazar tinha utilizado os utensílios do templo para beber vinho e louvar os seus ídolos. Nesta ocasião, Daniel mencionou, na mesma ordem apresentada anteriormente, os seis tipos de materiais usados para fazer ídolos.
Em terceiro lugar, o rei tinha negligenciado a glorificação a Deus, Aquele “em cuja mão” estava a vida dele e todos os seus caminhos (Daniel 5:23).
Tendo indicado os erros do rei, Daniel apresentou a interpretação. Vemos então que o grafite divino consistia em três verbos aramaicos (sendo que o primeiro foi repetido). O rei e os seus sábios deveriam ter conhecido o seu significado básico: MENE: “contado”; TEKEL: “pesado” e PERES [PARSIM]: “dividido”.
Com o exército medo-persa às portas de Babilónia, o rei e os sábios devem ter suspeitado de algum significado sinistro naquele escrito, mas os sábios não ousaram dizer nada desagradável ao rei. Somente Daniel provou ser capaz de descodificar a verdadeira mensagem numa declaração que tivesse sentido, para transmitir o seu significado completo a Belsazar: “MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas” (Daniel 5:26-28). Estas não foram palavras de conforto e ânimo.
O juízo chegou rapidamente ao rei. Como podemos confiar em Deus nos casos em que, para o presente, a justiça e o juízo ainda não chegaram? (Veja Eclesiastes 3:17; 8:11; Mateus 12:36; Romanos 14:12).