15.2.20

Do Mar Tempestuoso às Nuvens do Céu

Lição 8, 15 a 21 de Fevereiro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o Céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino será reino eterno, e todos os domínios O servirão e Lhe obedecerão.” Daniel 7:27 

LEITURAS DA SEMANA: Daniel 7; 2 Tessalonicenses 2:1-12; Romanos 8:1; Marcos 13:26; Lucas 9:26; 12:8; 1 Timóteo 2:5 

A visão de Daniel 7, o nosso assunto desta semana, é semelhante ao sonho de Daniel 2. Porém, Daniel 7 amplia o que foi revelado em Daniel 2.
Primeiro, a visão ocorreu à noite e retrata o mar agitado pelos quatro ventos. Escuridão e água lembram a criação, mas, neste episódio, a criação parece estar de alguma forma distorcida ou sob ataque. Em segundo lugar, os animais da visão são impuros e híbridos, o que representa uma violação da ordem criada. Em terceiro lugar, eles são descritos como se estivessem a exercer domínio; portanto, parece que o domínio que Deus tinha conferido a Adão no jardim foi usurpado por estes poderes. Em quarto lugar, com a vinda do Filho do Homem, o domínio de Deus é devolvido àqueles a quem ele pertence legitimamente. O que Adão tinha perdido no jardim, o Filho do Homem recupera no julgamento celestial. 

A descrição acima apresenta um panorama das imagens bíblicas que aparecem no pano de fundo desta visão altamente simbólica. Felizmente, alguns detalhes essenciais da visão foram explicados pelo anjo, para que pudéssemos compreender os principais desdobramentos desta incrível profecia.