Quinta-feira, 26 de Dezembro
5. Leia Esdras 8:21-23, 31, 32. A decisão de Esdras de não falar com o rei foi insensata ou corajosa? Como é que o servo de Deus e o povo mostraram humildade?
Posteriormente, Neemias aceitou a comitiva do rei para a sua proteção. Mas no caso de Esdras, ele acreditava que Deus podia manifestar-se de maneira mais ampla se não pedisse nada ao rei. Portanto, quando chegaram a Judá sem prejuízo, isso foi atribuído a Deus. Talvez em certas situações é possível que confiemos demais noutras pessoas e não nos apoiemos no Senhor o suficiente para deixar que Ele Se revele. Esdras escolheu deixar Deus fazer a obra e provou ao rei que, realmente, o Senhor é poderoso.
No entanto, Esdras não agiu com presunção. Ele convocou o povo para jejuar e orar sobre a situação. Eles não começaram a viagem antes de passar um tempo significativo com Deus. Achegaram-se a Ele humildemente, pedindo que a Sua proteção se tornasse um sinal do Seu poder, e o Senhor respondeu às suas súplicas.
6. Leia Neemias 5:14-19. Como mostrou o servo de Deus humildade?
Os verdadeiros líderes devem estar dispostos a humilhar-se e ser servos. Líderes competentes não exigem nem precisam de um título para ganhar honra. Neemias tinha as suas portas abertas e generosamente acolhia as pessoas e fazia doações ao povo. Ele demonstrou a sua fé em Deus, e a sua incrível dedicação ao Senhor foi um exemplo para o povo. Este líder tinha uma personalidade forte e um temperamento firme, mas não se colocava acima de ninguém como superior. Ele exercia a mais alta posição da nação judaica naquele tempo e era generoso. Assim, a sua vida e os seus ensinamentos são semelhantes aos praticados por Jesus, que nos ensinou que a melhor maneira de liderar é servir aos outros. Cristo fez isso e, independentemente da nossa função, devemos agir de modo semelhante.
“E Ele, assentando-Se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos” (Marcos 9:35). O que significa ser um verdadeiro líder aos olhos de Deus?