2.12.19

Purificação

Segunda-feira, 02 de Dezembro 

A Escritura fala sobre a dedicação do muro e, em seguida, sobre a reunião dos cantores. Depois, em Neemias 12:30, o texto bíblico menciona a purificação. “Purificaram-se os sacerdotes e os levitas, que também purificaram o povo e as portas e o muro.” 

A raiz hebraica para purificaram (thr) significa “ser limpo, ser puro” e é usada em muitos contextos no Antigo Testamento, inclusive aqueles em que está presente a ideia de ser moralmente puro e limpo diante de Deus. 

3. “Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:7-9). O que nos ensina este texto sobre 1- a natureza humana, 2- o perdão de Deus e 3- o poder divino na nossa vida? 

O templo e os seus rituais eram componentes cruciais da religião do antigo Israel. Mas eles eram um meio para um fim, não um fim em si mesmos.
E evidentemente, o fim era levar o povo a um relacionamento salvador com o Deus da aliança, o Senhor Jesus Cristo, e a conhecer o Seu poder purificador na vida das pessoas. É o conhecimento do que Deus fez e do que o Senhor nos salvou que nos leva a amá-Lo e a adorá-Lo. Esta é a razão pela qual os antigos israelitas contavam repetidamente o que Deus tinha feito no seu passado. Isto ajudava-os a conhecer a bondade e o amor do Senhor, que eram fundamentais à alegria e às ações de graças que deviam permear a sua adoração. 

Para nós hoje, a experiência e a compreensão do perdão do pecado devem produzir gratidão a Deus e um sentimento de esperança e alegria. Então será fácil louvar ao Senhor e expressar gratidão pela beleza do Seu caráter. Podíamos encontrar maior revelação do caráter de Deus do que o sacrifício de Jesus na cruz, em que Ele sofreu o castigo pelos nossos pecados para que não tivéssemos que suportar essa punição? 

Independentemente dos seus pecados passados ou do seu caráter atual, pode ter o perdão completo na cruz. Que tal reivindicar agora mesmo o perdão que Jesus lhe oferece?