1.12.19

Cantar os Cânticos do Senhor

Domingo, 01 de Dezembro 

1. Leia Neemias 12:27-29. Observe algumas palavras-chave que revelam como eram a adoração e o louvor do povo. Como os descreveria? 

A nação israelita tinha comissionado uma classe específica de levitas para trabalhar como cantores e músicos nos cultos do templo. Deus conduziu a prática e deu instruções para o culto, pois o louvor no templo devia ser belo e executado profissionalmente. 

O rei Davi tinha organizado esta prática num sistema mais elaborado e grandioso do que tinha sido feito anteriormente. Portanto, os descendentes de Asafe, a quem Davi tinha nomeado líder da adoração no templo, ainda eram escolhidos como “os cantores, ao serviço da casa de Deus.” (Neemias 11:22). 

2. O que ensina 1 Crónicas 25:6-8 sobre a centralidade e a importância da música na adoração e na apresentação de “hinos de louvor ao Senhor”? 

Os cantores eram levitas e, portanto, designados oficialmente para o serviço no templo. Por conseguinte, o seu trabalho remunerado era preparar músicas para os cultos do templo. Durante os dias do rei Davi, foi organizada uma academia de música qualificada, a qual ele supervisionava. Havia mestres, alunos, jovens e idosos que trabalhavam em turnos no templo para providenciar músicas. Alguns eram instrumentistas, outros cantores, outros cuidavam dos instrumentos e das roupas usadas nos cultos. Qual era o propósito desta organização profissional? Ela servia para desenvolver os talentos e a visão de excelência, que deve ser sempre buscada na adoração. Os louvores devem vir do coração e serem expressos da melhor maneira para que as pessoas sejam elevadas espiritualmente. Podemos imaginar que os músicos e os cantores que serviam no templo eram cuidadosamente selecionados para conduzir o serviço de louvor. 

Tem experimentado a alegria da adoração através da música? Porque é isto importante?