Sexta-feira, 01 de Março
O Apocalipse revela que o sábado será um sinal de obediência no fim da história. No entanto, temos que lembrar que a observância do domingo hoje não significa ter a marca da besta. A guarda do domingo vai-se tornar “a marca da besta” apenas quando, compreendendo claramente as questões envolvidas na escolha de um dia de adoração, as pessoas fizerem a sua escolha a favor de Deus ou contra Ele. No entanto, esse tempo ainda está no futuro.
“Ninguém recebeu até agora o sinal da besta. Ainda não chegou o tempo de prova. Há cristãos verdadeiros em todas as igrejas, inclusive na comunidade católica romana. Ninguém é condenado sem que tenha recebido iluminação e se compenetrado da obrigatoriedade do quarto mandamento. Mas quando for expedido o decreto que impõe o sábado espúrio, e o alto clamor do terceiro anjo advertir os homens contra a adoração da besta e da sua imagem, será traçada com clareza a linha divisória entre o falso e o verdadeiro. Então os que ainda persistirem na transgressão receberão o sinal da besta.” Ellen G. White, Evangelismo, p. 234, 235
Lembremo-nos de que assim como a observância do sábado não faz com que sejamos salvos, também a observância do domingo hoje não torna ninguém perdido. No entanto, chegará o dia em que “a marca da besta” se tornará a questão central e a escolha de um dia de adoração será a prova de fidelidade. O Apocalipse apela ao povo de Deus para que tome a Bíblia e, com um espírito de exame interior, estude a Palavra profética e se esforce para levar o evangelho aos que ainda não foram alcançados pela mensagem de Cristo.
Perguntas para discussão
1. Que tendências estão a levar ao cumprimento de Apocalipse 13?
2. Qual deve ser a nossa atitude em relação aos cristãos de outras denominações? Pense neste conselho: “Os nossos pastores devem tentar aproximar-se dos pastores de outras denominações; orar por esses homens e com eles, por quem Cristo está a fazer intercessão. Pesa sobre eles solene responsabilidade” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 78). Como evitar uma atitude de superioridade ou um espírito não cristão? Como mostrar respeito sem comprometer a nossa fé?
Estudo Adicional - Comentários
Nossa Alta Vocação, “Ricas Torrentes de Graça”, p. 14.
Mensagens Escolhidas, v. 2, “Milagres não são Prova do Favor Divino”, p. 48-55.