23.12.17

Vida cristã


Lição 13 - 23 a 30 de Dezembro

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.” Romanos 14:10

LEITURAS DA SEMANA: Romanos 14–16

Estamos agora na última parte do nosso estudo sobre Romanos, o livro a partir do qual nasceu a Reforma Protestante. Mais do que qualquer outro, ele revela-nos porque somos protestantes e porque devemos permanecer assim. Como protestantes, e especialmente como Adventistas do Sétimo Dia, apoiamo-nos no princípio de sola Scriptura, que defende unicamente a Bíblia como padrão de fé. Na Bíblia, aprendemos a mesma verdade que fez com que o nosso antepassado espiritual, séculos atrás, rompesse com Roma – a grande verdade da salvação pela fé, expressada de maneira tão poderosa na Epístola de Paulo aos Romanos.

Talvez toda esta questão possa ser resumida pela pergunta do carcereiro pagão: “Que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16:30).

Em Romanos, temos a resposta a esta pergunta; porém, esta não era a resposta dada pela igreja na época de Lutero. Por isso, a Reforma começou, e aqui estamos hoje.

Nesta última seção, Paulo abordou outros assuntos, talvez não tão centrais ao seu tema principal, mas suficientemente importantes para serem incluídos na carta. Portanto, para nós, eles também fazem parte das Sagradas Escrituras.

Como terminou Paulo esta carta? O que escreveu? Que verdades existem para nós, herdeiros não apenas de Paulo, mas também dos nossos antepassados protestantes?
-->