22.12.17

Estudo adicional

Sexta-feira, 22 de Dezembro

“Na Bíblia, está revelada a vontade de Deus. As verdades da Palavra de Deus são proferidas pelo Altíssimo. Aquele que faz dessas verdades parte de sua vida, torna-se em todo sentido uma nova criatura. Ele não recebe novas faculdades mentais, mas é removida a escuridão que pela ignorância e o pecado nublava a compreensão. As palavras: “vos darei um coração novo” significam “porei dentro de vós um espírito novo” (Ezequiel 36:26). A mudança de coração é sempre seguida pela visão clara do dever cristão e uma compreensão da verdade. Aquele que dá às Escrituras atenção cuidadosa e acompanhada de oração, alcançará compreensão nítida e julgamento seguro, como se ao voltar-se para Deus haja alcançado nível mais elevado de inteligência” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje, p. 24).

“O Senhor […] virá logo, e devemos estar prontos e aguardando Seu aparecimento. Oh! Quão glorioso será vê-Lo e receber as boas-vindas como remidos Seus! Por muito tempo temos esperado; mas nossa esperança não deve diminuir. Se tão somente pudermos ver o Rei em Sua formosura, seremos para sempre benditos. Tenho a sensação de que devesse exclamar alto: ‘Rumo ao lar’! Estamos nos aproximando do tempo em que Cristo virá com poder e grande glória para levar ao lar eterno os Seus resgatados” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 253).

Perguntas para discussão

1. O facto de que devemos ser bons cidadãos e bons cristãos pode-se tornar uma questão complicada. Se alguém lhe pedisse conselhos sobre uma prática ilegal, mas a defendesse como sendo a vontade de Deus, o que osdiria a essa pessoa? Que princípios deve seguir com a máxima seriedade e oração? (Afinal, nem todos os que são atirados para a cova dos leões saem de lá ilesos).

2. O que é mais difícil: obedecer estritamente à letra da lei ou amar a Deus e os outros incondicionalmente? Esta questão apresenta uma falsa dicotomia? Porque?

3. Ao nos aproximarmos do final deste trimestre, diga na classe o que aprendeu com o livro de Romanos que o ajudou a entender a importância da Reforma. O que nos ensinou este livro sobre o que cremos? Porque cremos nisto?