Lição 10 - 02 a 09 de Dezembro
Filhos da promessa
Sábado à tarde
VERSO PARA MEMORIZAR: “Logo, tem Ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem Lhe apraz.” Romanos 9:18
LEITURAS DA SEMANA: Romanos 9
“Como está escrito: ‘Amei Jacó, mas rejeitei Esaú’ […]. Pois Ele diz a Moisés: ‘Terei misericórdia […] e terei compaixão de quem Eu quiser ter compaixão’” Romanos 9:13, 15; NVI
Sobre o que estava Paulo a falar nesta passagem? E quanto ao livre-arbítrio ou a liberdade de escolha do ser humano, sem o qual muito pouco do que acreditamos faz sentido? Não somos livres para escolher Deus ou rejeitá-Lo? Ou será que estes versículos ensinam que certas pessoas são eleitas para ser salvas e outras para se perder, independentemente das suas próprias escolhas?
Como de costume, encontramos a resposta quando observamos o quadro mais amplo do que Paulo estava a dizer. Na sua linha de argumentação, o apóstolo tentava mostrar o direito divino de escolher aqueles que Ele usaria como Seus “eleitos”. Afinal, se Deus é o responsável máximo por evangelizar o mundo, porque não pode Ele escolher como Seus agentes quem Ele quiser? Visto que Ele não exclui ninguém da oportunidade da salvação, esta ação de Sua parte não é contrária aos princípios do livre-arbítrio. Ainda mais importante, não é contrária à grande verdade de que Cristo morreu por toda a humanidade e o Seu desejo é que todos sejam salvos.
Desde que nos lembremos que Romanos 9 não fala da salvação pessoal dos que são mencionados neste capítulo, mas do chamado deles para realizar determinada obra, o capítulo não apresenta dificuldades.