18.12.17

Pensar com moderação

Segunda-feira, 18 de Dezembro

Neste trimestre, falamos muito sobre a perpetuidade da lei moral de Deus e enfatizamos repetidas vezes que a mensagem de Paulo no livro de Romanos não ensina que os Dez Mandamentos foram eliminados ou, de alguma forma, anulados pela fé.

No entanto, é muito fácil ficarmos presos na letra da lei e esquecermos o espírito por trás dela, que é o amor a Deus e amor uns pelos outros. Embora qualquer um possa professar amor, revelá-lo na vida cotidiana pode ser uma questão completamente diferente.

2. De acordo com Romanos 12:3-21, como devemos revelar amor pelos outros?

Assim como em 1 Coríntios 12 e 13, Paulo exaltou o amor depois de tratar dos dons do Espírito. Amor (agape, em grego) é o caminho mais excelente. “Deus é amor” (1 João 4:8). Portanto, o amor descreve o caráter de Deus. Amar é agir com os outros como Deus age e tratá-los como Deus os trata.

Paulo demonstrou nestes versos como este amor deve ser expressado na prática. Um importante princípio revelado é o da humildade pessoal: a disposição de não pensar de si mesmo além do que convém (Romanos 12:3), de preferir “dar honra aos outros mais do que a si” mesmo (Romanos 12:10, NVI), e de não ser sábio “aos seus próprios olhos” (Romanos 12:16, NVI). As palavras de Cristo sobre Si mesmo: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29), captam a essência da humildade pessoal.

Os cristãos deveriam ser as pessoas mais humildes. Afinal de contas, observe como somos impotentes e caídos. Note como somos dependentes não somente de uma justiça fora de nós para que sejamos salvos, mas também de um poder a atuar em nós para nos transformar de uma forma que jamais poderíamos fazer por nós mesmos. Temos algo de que nos gabar? O que temos para nos vangloriar ou nos orgulhar? Absolutamente nada. Partindo desta humildade pessoal (não apenas diante de Deus, mas também dos outros), devemos viver como Paulo nos admoestou nestes versículos.

Leia Romanos 12:18. Tem aplicado esta admoestação na sua vida? Precisa ajustar algumas atitudes para fazer o que a Palavra nos manda?