25.5.20

A Criação na Literatura Antiga

Segunda-feira, 25 de Maio

Os arqueólogos descobriram textos do Egito antigo e do Oriente Próximo que contêm histórias primitivas da criação e do dilúvio. Por isso, alguns indagaram se o relato de Génesis foi obtido destas culturas ou se ele dependeu delas. Mas será que é mesmo isso?

Veja estes trechos da Epopeia de Atra-asis: “Quando os deuses, em vez de homens/Fizeram a obra, suportaram as cargas, /A carga dos deuses foi grande demais, /A obra foi muito difícil, a dificuldade grande demais/ [...]. ‘Que a deusa do ventre gere descendência, /E o homem leve a carga dos deuses!” [...]. Geshtu-e, um deus que tinha inteligência, /eles mataram em sua assembleia. /Nintu misturou barro /Com sua carne e sangue” (Stephanie Dalley, Myths from Mesopotamia: Creation, the Flood, Gilgamesh and Others [Nova York: Oxford University Press, 1989], p. 9, 14, 15).

3. Quais são as diferenças entre Génesis 1 e 2:1-4 com a Epopeia de Atra-Hasis?

Embora existam semelhanças entre as histórias (por exemplo, os primeiros humanos foram feitos de barro), as diferenças são mais definidas.

(1) Em Atra-Hasis, o homem trabalha para os deuses para que estes descansem. Em Génesis, Deus cria a Terra e tudo o que nela há para os seres humanos, o ápice da criação, e descansa com eles. Em Génesis, o ser humano é colocado no jardim e convidado à comunhão com Deus e ao cuidado da criação, um conceito ausente em Atra-asis.

(2) Em Atra-asis, um deus menor foi morto, e o seu sangue foi misturado com barro para formar sete machos e sete fêmeas. Em Génesis, primeiro Adão foi formado de maneira íntima por Deus, que lhe deu o fôlego de vida, e a mulher foi feita depois para ser a sua auxiliadora. Deus não criou Adão e Eva a partir do sangue de um deus morto.

(3) Não há sinal de conflito nem de violência no relato de Génesis, como encontramos na história de Atra-asis.

O relato bíblico é sublime ao descrever o Onipotente, que concede à humanidade um propósito digno num mundo perfeito. Esta diferença fez com que os estudiosos concluíssem que estes relatos são diferentes.

Alguns alegam que as histórias da criação e do dilúvio foram transmitidas entre os povos, mas distorcidas com o tempo (daí algumas semelhanças entre estes relatos e o texto bíblico). Em contrapartida, Moisés, inspirado pelo Espírito Santo, revelou o que tinha acontecido. Porque é que esta explicação esclarece mais as poucas semelhanças do que a ideia de que Moisés obteve o seu relato a partir das histórias pagãs?