29.3.19

Estudo Adicional 20.3.19

Sexta-feira, 29 de Março 

Leia o capítulo “Diante do Supremo Tribunal”, do livro Parábolas de Jesus, p. 307-319, e o capítulo “O Final e Glorioso Triunfo”, do livro O Grande Conflito, p. 662-678, de Ellen G. White. 

O livro do Apocalipse conclui com o que foi apresentado no início: a segunda vinda de Cristo em poder e glória e o estabelecimento do reino eterno de Deus. O retorno de Jesus, quando Ele finalmente Se unirá à Sua noiva, é o ponto culminante do livro. 

No entanto, o livro não deseja colocar esses eventos num contexto fora da realidade. A breve volta de Jesus é a primeira realidade. A segunda é que ainda estamos aqui a aguardar o Seu retorno. Enquanto esperamos, devemos ter uma compreensão clara das mensagens do Apocalipse, e podemos obter isso lendo e estudando o livro repetidamente até que venha o fim de todas as coisas. Nessa espera, as mensagens do Apocalipse constantemente nos lembram de não olhar para as coisas do mundo e nos motivam a fixar os nossos olhos no Céu e Naquele que é a nossa única esperança. O Cristo do Apocalipse é a resposta para os anseios humanos. O nosso futuro e o futuro deste mundo estão nas mãos de Deus. 

O livro também nos lembra de que, antes que venha o fim, somos encarregados de proclamar a todo o mundo a mensagem do breve retorno de Cristo. A nossa espera não é passiva, mas ativa. Tanto o Espírito quanto a noiva dizem: “Vem!” (Apocalipse 22:17). Devemos unir-nos a este movimento e fazer este chamado. São boas-novas e, como tais, devem ser anunciadas ao mundo. 

Perguntas para discussão 

1. Os salvos terão mil anos para que as suas perguntas sejam respondidas. Então Deus trará o castigo final aos perdidos. O que essa verdade nos revela sobre Deus? 

2. Em Apocalipse 1:3, estão registradas bênçãos a quem lê, ouve e guarda as palavras da profecia. Quais coisas você precisa guardar? 

Estudo Adicional - Comentários 

O Grande Conflito, “Será Desolada a Terra”, p. 653-661.