8.1.18

Visão espiritual obscurecida

Segunda-feira, 08 de Janeiro

A Bíblia ensina uma verdade óbvia: os cuidados desta vida e as riquezas são temporários. Nada permanece, e as coisas do mundo não duram muito tempo. Como disse Paulo: “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2 Corintios 4:18). A visão dos cristãos torna-se míope quando o seu foco está nos cuidados deste mundo, e não no caminho para o Céu. Poucas coisas podem cegar os seus olhos mais do que o engano das riquezas. Helen Keller, que era cega, disse: “A pessoa mais patética do mundo é aquela que tem visão, mas não vê.” A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que podiam ver, mas eram, de facto, espiritualmente cegas.

“Alguns amam tanto este mundo que ele consome o seu amor pela verdade. À medida que os seus tesouros aumentam aqui na Terra, o seu interesse no tesouro celestial diminui. Quanto mais possuem deste mundo, tanto mais eles o abraçam, como se temessem que o seu cobiçado tesouro lhes fosse tirado. Quanto mais possuem, menos têm para dar aos outros, porque quanto mais eles têm, mais pobres se sentem. Oh! O engano das riquezas! Eles não verão nem sentirão as necessidades da causa de Deus” (Ellen G. White, Spiritual Gifts [Dons Espirituais], v. 2; p. 267).

A visão espiritual obscurecida coloca a salvação eterna em risco. Não basta manter Jesus à vista; devemos mantê-Lo em foco.

2. Leia Mateus 13:3-7 e 22. Sobre que perigo nos advertiu Jesus? Assinale a alternativa correta e reflita sobre a razão pela qual é tão fácil cair nesta armadilha, sendo nós ricos ou pobres:

A.( ) Das preocupações desta vida e do engano das riquezas.

B.( ) Dos falsos mestres e profetas.

Primeiro, Jesus advertiu-nos quanto às “preocupações desta vida” (Mateus 13:22, NVI). Ele sabe que temos inquietações, inclusive financeiras. Aos pobres preocupa-lhes se terão o suficiente; os ricos preocupam-se com os seus desejos. Apenas precisamos ter a certeza de que não deixaremos estas preocupações sufocarem a Palavra na nossa vida (Mateus 13:22).

Em segundo lugar, Jesus advertiu-nos sobre o “engano das riquezas” (Mateus 13:22). Embora as riquezas em si não sejam más, elas ainda possuem o poder de nos enganar de tal maneira que podem levar à destruição final.

De que maneira observa o “engano das riquezas” na sua vida? Que escolhas práticas pode fazer para se proteger deste engano?