23.1.18

Vida de oração

Terça-feira, 23 de Janeiro

“E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Não é de admirar que os cristãos, muitas vezes, digam que a sua fé se resume a um relacionamento com Deus. Se conhecer a Deus é ter “vida eterna”, então podemos encontrar essa vida mediante um relacionamento com Ele. E a comunicação é algo fundamental neste relacionamento. Vimos ontem que Deus Se comunica conosco através da Sua Palavra. Consequentemente, nós comungamos com Ele através da oração.

Devemos pensar nas coisas celestiais e não nos assuntos deste mundo. Por isso a oração é essencial, pois, pela sua própria natureza, ela mostra-nos um reino superior ao mundo.

No entanto, mesmo assim devemos ter cuidado, pois às vezes as nossas orações podem ser meramente uma expressão da nossa natureza egoísta. Por essa razão, precisamos orar em submissão à vontade de Deus.

Anos atrás, uma mulher cantou com ironia estas palavras: “Ó, Senhor, não me vai comprar um Mercedes-Benz?” À sua maneira, ela estava a fazer um ataque ao materialismo daqueles que professam fé em Deus. Devemos estar seguros de que a nossa oração é realmente um ato de submissão a Deus e morte para o mundo. Só assim, buscaremos a vontade de Deus, e não a nossa.

5. Leia Hebreus 11:1-6. Que elemento fundamental deve estar associado às nossas orações? O que significa ir a Deus em fé e orar com fé? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Fé. Significa confiar em Deus em qualquer circunstância.

B.( ) Milagres. Significa exigir que Deus faça tudo que queremos.

Se não houver fé em nossas orações, haverá presunção, a contrafação satânica da fé. “A oração e a fé são aliadas íntimas, e necessitam ser estudadas juntas. Na oração da fé há uma ciência divina; é uma ciência que deve ser compreendida por todo aquele que deseja fazer do trabalho de sua vida um êxito. Cristo disse: ‘Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco’ (Marcos 11:24). Ele deixa bem claro que o nosso pedido deve estar de acordo com a vontade de Deus; devemos pedir as coisas que Ele prometeu, e o que quer que recebamos deve ser empregado em fazer a Sua vontade. Satisfeitas as condições, a promessa é certa” (Ellen G. White, Educação p. 257, 258).

Reflita sobre a sua vida de oração. Porque ora? O que lhe revelam as suas orações sobre as suas prioridades? Sobre que outras coisas precisa orar?