17.1.18

Um Deus zeloso

Quarta-feira, 17 de Janeiro

Ao confrontar Faraó, Deus declarou: “Esta vez enviarei todas as Minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus oficiais, e sobre o teu povo, para que saibas que não há quem Me seja semelhante em toda a Terra” (Êxodo 9:14).

4. O que quis o Senhor dizer quando afirmou: “Não há quem Me seja semelhante em toda a Terra”?

“Para a finita mente humana, é impossível compreender plenamente o caráter ou as obras do Infinito. Para o intelecto mais perspicaz, para o espírito mais poderoso e mais altamente educado, aquele santo Ser tem que permanecer para sempre envolto em mistério” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 698, 699).

Não há ninguém igual a Deus (1 Reis 8:60). Ele pensa, lembra e age de maneiras que não compreendemos. As nossas tentativas de transformá-Lo à nossa própria imagem não importam, Deus continua a ser Deus. Foi Ele quem criou, de maneira singular, cada floco de neve, cérebro, rosto e característica individual, e “não há outro” além dEle (1 Reis 8:60). Afinal, Deus é o Criador, e como Criador Ele é certamente distinto da Sua criação.

5. O que revelam estes textos sobre como Deus é diferente da Sua criação? 1 Samuel 2:2; Salmos 86:8; Isaías 55:8, 9; Jeremias 10:10; Tito 1:2

Quando consideramos tudo o que Deus é, tudo o que Ele possui, e tudo o que Ele faz, é surpreendente que Ele possa ter competidores! Mas Ele tem, no sentido de que precisa “competir” pelo amor e afeição humanos. Talvez seja por isso que Ele afirma ser “zeloso” (Êxodo 34:14, que também pode ser traduzido como “ciumento”). Deus criou os seres humanos para que sejam livres, o que significa que temos a opção de servi-Lo ou servir a qualquer outra coisa. Em muitos aspectos, esse tem sido o fundamental problema humano: escolher servir a outros deuses, independentemente da forma como eles se apresentam, em vez de servir ao único Deus que vale a pena servir, Aquele que criou e é o dono de todo o Universo. Por isso Ele é, de facto, um Deus zeloso.

Na sua vida, existe algo a competir com Deus pelas suas afeições?