18.1.18

Propriedade verdadeira

Quinta-feira, 18 de Janeiro

Pertencemos a Deus, tanto pela criação como pela redenção. E não apenas pertencemos ao Senhor, mas todas as nossas posses também Lhe pertencem. Não possuímos nada além das nossas próprias escolhas.

Em contraste com isto, um princípio central do mundanismo é a ideia de que somos donos das nossas posses. Isto é um engano, pois o pensamento de que os cristãos são os proprietários finais dos seus bens é um conceito contrário ao que a Palavra de Deus ensina.

É Deus quem possui todas as coisas (Jó 38:4-11). Somos apenas estrangeiros e inquilinos (Levitico 25:23), assim como os israelitas na Terra Prometida. Dependemos de Deus até mesmo para respirar (Atos 17:25). O que julgamos possuir, pertence a Ele. Somos apenas Seus mordomos e, como tais, devemos administrar posses tangíveis e até intangíveis para a glória de Deus.

6. De acordo com Deuteronômio 10:14; Salmos 50:10; 104:16; Ezequiel 18:4; Ageu 2:8 e 1 Coríntios 6:19, 20, que coisas possui Deus? Como devemos ver as coisas materiais que estão em nossa posse? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Somente as coisas espirituais são propriedade divina. As coisas materiais pertencem aos seres humanos.

B.( ) O céu, a Terra e tudo o que neles há; animais, árvores, seres humanos, prata, ouro e o nosso corpo.

“Todas as coisas pertencem a Deus. Podem os homens ignorar Seus reclamos. Enquanto o Senhor derrama abundantemente Suas bênçãos sobre eles, talvez estejam usando tais bênçãos para satisfação egoísta, mas por certo serão chamados a prestar contas de sua mordomia” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 246).

Deus como dono e nós como mordomos, devemos ter um relacionamento mediante o qual Ele nos possa usar de maneiras que nos preparem para o Céu e que beneficiem e abençoem os outros. Porém, os mordomos infiéis podem restringir o acesso do Proprietário às Suas próprias posses. Como vimos ontem, Deus não nos força a realizar a Sua vontade. Ele criou-nos e concedeu-nos bens materiais para serem administrados para Ele até ao Seu retorno. O que fazemos com estas coisas reflete o tipo de relacionamento que temos com o Senhor.

Não somos donos de nada. Tudo pertence a Deus. Como devemos nos relacionar com os bens materiais?