12.1.18

Estudo adicional - 12 de Janeiro

Sexta-feira, 12 de Janeiro

O maior objetivo do homem é ser feliz e satisfeito. Porém, obter realizações pessoais através do materialismo não nos fará alcançar esse objetivo. As pessoas sabem que isso é verdade, mas continuam na sua obsessão por posses: vejo, quero, pego. Os adventistas do sétimo dia também são confrontados com a tentação de aderir aos valores do materialismo. No entanto, a aquisição contínua de bens não produz felicidade, satisfação nem contentamento. Em vez disso, produz problemas, como na história do jovem rico, o qual se afastou de Jesus infeliz, abatido e desanimado por não ouvir nem obter o que queria. “Os valores materialistas estão associados ao enfraquecimento generalizado do bem-estar das pessoas, desde a baixa satisfação e felicidade na vida, à depressão e à ansiedade, e também aos problemas físicos como dores de cabeça, transtornos de personalidade, narcisismo e comportamento antissocial” (Tim Kasser, The High Price of Materialism [O alto preço do materialismo]; Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2002, p. 22).

Cristãos materialistas, noutras palavras, bebem orgulhosamente do poço da riqueza, mas estão espiritualmente desidratados. Contudo, nunca teremos sede se bebermos da água que Cristo oferece (João 4:14).

Perguntas para discussão

1. Reflita sobre o evangelho da prosperidade. Que textos usam as pessoas que acreditam nesta ideia para a promover? Que exemplos bíblicos encontramos de pessoas fiéis cuja vida refuta este falso ensino?

2. Alguém disse: “Aprendi duas verdades bíblicas com o meu filho. A primeira é que nascemos pecadores. A segunda é que nascemos gananciosos.” Conhece alguma história que mostra que até as crianças são gananciosas? O que revela isso sobre a nossa necessidade da graça divina?

3. Alguém escreveu: “Se procuramos a origem dos nossos problemas, não devemos submeter as pessoas a um teste de drogas, mas a um teste de estupidez, ignorância, ganância e amor pelo poder.” Pode dar exemplos de situações em que a ganância causou danos aos envolvidos?
-->