5.1.18

Estudo adicional - 5 de Janeiro

Sexta-feira, 05 de Janeiro

“Hoje o inimigo compra indivíduos a preço bem baixo. ‘Por nada fostes vendidos’ (Isaías 52:3) é a linguagem das Escrituras. Um vende-se pelos aplausos do mundo, outro por dinheiro; um para satisfazer paixões baixas, outro por diversões mundanas. Estas transações são efetuadas diariamente. Satanás faz ofertas por aqueles que são aquisição do sangue de Cristo, e compra-os a baixo preço, apesar do preço infinito pago por seu resgate” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 133).

Comprar pessoas por meio do materialismo é o objetivo de Satanás, e as suas armadilhas superficiais atraem todos os corações. O materialismo não pode falar, mas conhece todas as línguas. Sabe como proporcionar prazer e gratificação aos ricos e aos pobres e fazê-los dizer: “Tenho tudo o que preciso aqui; porque preocupar-me com outra coisa qualquer?” Assim o materialismo corrompe a mente e faz com que as pessoas confiem no que possuem, em vez de confiar em Deus. No entanto, o antídoto é “não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito” (Zacarias 4:6). O materialismo não pode resistir ao domínio do Espírito Santo quando nos entregamos a Deus e decidimos, por Sua graça, não deixar que o amor ao dinheiro governe a nossa vida.

Perguntas para discussão:

1. Os pobres também podem ser assolados pelos perigos que estudamos nesta semana? Como pode isso acontecer?

2. Alguns dizem: “O dinheiro não me importa. A riqueza não significa nada para mim.” Às vezes, os que dizem isto têm muito dinheiro. Porque, na maioria dos casos, isto não é verdade? As finanças são importantes e têm uma função na nossa vida. Como entender o dinheiro e a nossa necessidade dele na perspectiva bíblica correcta?

3. Leia atentamente as palavras de Jesus em Mateus 6:19-21. Estas palavras são uma maneira poderosa de nos proteger dos perigos do materialismo?