14.1.18

Cristo, o Criador

Domingo, 14 de Janeiro

1. Leia Gênesis 1:1; Salmos 33:6-9; Isaías 45:11, 12; Jeremias 51:15 e João 1:3. O que nos revelam estes textos sobre o valor do mundo material? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Tudo o que há no mundo material é obra de Satanás.

B.( ) Jesus criou o mundo perfeito e excelente. O pecado corrompeu tudo.

“Foi Cristo que estendeu os céus, e lançou os fundamentos da Terra. Foi a Sua mão que suspendeu os mundos no espaço e deu forma às flores do campo. ‘Ele converteu o mar em terra firme’ (Salmos 66:6). ‘Seu é o mar, pois Ele o fez’ (Salmos 95:5). Foi Ele quem encheu a Terra de beleza, e de cânticos o ar. E sobre todas as coisas na terra, no ar e no firmamento, escreveu a mensagem do amor do Pai” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 20).

As coisas materiais não são más em si mesmas. Diferentemente de algumas religiões, que ensinam que o mundo material e a matéria, em si, são maus e apenas as coisas espirituais são boas, a Bíblia valoriza o mundo material.

Afinal, o próprio Jesus o criou. Como poderia então o mundo ser mau? Infelizmente, assim como ocorre com todos os dons de Deus, o mundo material pode ser pervertido e usado para o mal, mas isso não torna mau o dom original. A Bíblia adverte-nos contra o abuso e a perversão das coisas que Deus criou neste mundo, mas não contra as próprias coisas.

Pelo contrário, Deus criou o mundo material. O Seu desejo era que o Seu povo também se beneficiasse dos frutos e benefícios deste mundo: “E te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.” (Deuteronômio 26:11; ver também Deuteronômio 14:26).

Jesus é o Criador (João 1:1-3), e a Terra é apenas uma amostra da Sua criação. A Sua capacidade criativa dá-lhe uma perspectiva singular a respeito da vida e daqueles que vivem na Terra. Cristo conhece o valor das coisas materiais e presenteou-nos com elas para nosso benefício e felicidade. Ele também sabe o que acontece quando a humanidade perverte estas dádivas, ou faz delas um fim em si mesmas. Assim como todas as coisas, estas dádivas devem ser usadas para a glória de Deus.

Observe as dádivas maravilhosas do mundo criado. Mesmo depois da devastação do pecado, ainda podemos ver o bem inerente em muitas partes da criação. O que revela a natureza, na sua excelência, sobre a bondade do seu Criador?