14.12.17

A Salvação dos Pecadores

Quinta-feira, 14 de Dezembro

O amor de Paulo por seu povo fica evidente de forma clara em Romanos 11:25-27. Deve ter sido muito difícil para ele opor-se a alguns dos seus próprios compatriotas e vê-los lutar contra a verdade do evangelho. No entanto, em meio a tudo isto, ele ainda acreditava que muitos reconheceriam Jesus como o Messias.

7. Leia Romanos 11:28-36. De que maneira mostrou Paulo o amor de Deus, não apenas pelos judeus, mas por toda a humanidade? Como expressou ele o poder maravilhoso e misterioso da graça de Deus?

Ao longo de Romanos 11:28-36, embora seja apresentado um contraste entre judeus e gentios, um ponto fica claro: a misericórdia, o amor e a graça de Deus são derramados sobre os pecadores. Desde antes da fundação do mundo, o plano de Deus era salvar a humanidade e usar outros seres humanos e nações como instrumentos em Suas mãos para cumprir a Sua vontade.

8. Leia Romanos 11:31 com atenção e oração. Que ponto importante devemos extrair detse texto sobre o nosso testemunho, não apenas aos judeus, mas para todas as pessoas com quem entramos em contacto?

Ao longo dos séculos, se a igreja cristã tivesse tratado melhor os judeus, muitos mais poderiam ter aceitado o Messias. A grande apostasia nos primeiros séculos depois de Cristo e a paganização extrema do cristianismo, inclusive a rejeição do Sábado em favor do domingo – certamente não tornaram mais fácil a situação para que os judeus fossem atraídos para Jesus.

Portanto, é fundamental que todos os cristãos, percebendo a misericórdia que lhes foi dada em Cristo, demonstrem essa misericórdia para com outros. Não podemos ser cristãos sem esta manifestação de compaixão (veja Mateus 18:23-36).

Precisa demonstrar misericórdia a alguém que não merece? Mostre misericórdia a essa pessoa, não importa o quanto isso seja difícil. Afinal de contas, não foi isso que Jesus fez por nós?