18.2.22

Nova E Renovada - A Nova Aliança Tem Um Mediador Melhor

Segunda-feira, 14 de Fevereiro


2. Compare Hebreus 8:10-12 com Deuteronómio 6:4-6, 30:11-14 e Jeremias 31:31-34. Qual é a natureza da nova aliança?

A promessa de uma nova aliança em Hebreus remete a Jeremias. De acordo com o profeta, a promessa divina de uma nova aliança foi uma renovação da aliança que Deus tinha feito primeiro com Israel através de Moisés (Jeremias 31:31-34). Pode-se argumentar, então, que Jeremias 31 não estava a falar estritamente de uma “nova” aliança, mas de uma “renovação” da original com Israel. A palavra hebraica para nova, hadashah, pode ter o sentido de “renovar” e de “totalmente nova”.

O problema da antiga aliança foi que o povo a tinha quebrado (Hebreus 8:8, 9). A aliança não era defeituosa; as pessoas sim. Se Israel tivesse visto através dos símbolos a vinda do Messias e depositado fé Nele, a aliança não teria sido quebrada. No entanto, ao longo da história israelita houve muitos crentes pelos quais os propósitos da aliança se cumpriram e que tinham a lei no coração (Salmos 37:31; 40:8; 119:11; Isaías 51:7).

Embora a nova aliança seja uma renovação da antiga, há um sentido em que ela é, verdadeiramente, nova. A promessa de Jeremias de uma “nova aliança” não previa simplesmente uma renovação das condições que existiam antes do exílio, que foram quebradas e renovadas várias vezes porque a nação tinha caído constantemente em apostasia. E isto porque as pessoas simplesmente não estavam dispostas a cumprir a sua parte na aliança com Deus (Jeremias 13:23).

Assim, Deus prometeu fazer “uma coisa nova” (Jeremias 31:22). A aliança não seria como a que o Senhor tinha feito “com seus pais” (Jeremias 31:32). Por causa da infidelidade do povo, as promessas que Deus fez sob a aliança mosaica nunca foram cumpridas. Em virtude da garantia dada pelo Filho (Hebreus 7:22), Deus cumpriria os propósitos da Sua aliança. Deus não mudou a Sua lei nem diminuiu os Seus padrões; em vez disso, enviou o Seu Filho como garantia (Hebreus 7:22; 6:18-20). É por isso que esta aliança não tem maldições, só bênçãos, pois Jesus cumpriu-a com perfeição.

Leia 2 Timóteo 2:13. O que podemos aprender com a fidelidade de Deus ao Seu povo e aos Seus planos quando consideramos o nosso relacionamento com os outros e os nossos planos?

Terça-feira, 15 de Fevereiro


3. Leia Hebreus 8:1-6. Por que é Jesus um Mediador melhor da aliança?

O termo grego mesit?s (“mediador”) deriva de mesos (“meio”) e denota aquele que anda ou fica no meio. Este termo técnico era usado para se referir a alguém que cumpria uma ou mais das seguintes funções: (1) árbitro entre duas ou mais partes; (2) negociador ou corrector de negócios; (3) testemunha no sentido legal da palavra; ou (4) fiador e, portanto, alguém que garantia a execução de um contrato.

“Mediador” é uma tradução muito restrita para mesit?s, pois focaliza apenas os dois ou três primeiros usos do termo grego. Entretanto, Hebreus enfatiza a quarta função. Jesus não é “mediador” no sentido de resolver uma contenda entre o Pai e os seres humanos nem um pacificador que reconcilia as partes descontentes, nem uma testemunha que certifica a existência de um contrato ou o seu cumprimento. Em vez disso, Jesus é o Fiador da nova aliança (Hebreus 7:22). Em Hebreus, o termo “mediador” é equivalente a “fiador”. Ele garante que as promessas da aliança serão cumpridas.

A morte de Cristo satisfez as reivindicações da primeira aliança com Israel, que tinha sido quebrada (Hebreus 9:15-22). Neste sentido, Jesus é o Fiador que assumiu todas as obrigações legais violadas. Por outro lado, a exaltação do Filho no Céu garante que as promessas de Deus aos seres humanos serão cumpridas (Hebreus 6:19, 20). Ao ressuscitar Jesus e colocá-Lo à Sua direita, o Pai mostrou que nos vai ressuscitar e levar para Ele.

Jesus é um Mediador maior do que Moisés, porque ministra no santuário celestial e ofereceu-Se como sacrifício perfeito por nós (Hebreus 8:1-5; 10:5-10). O rosto de Moisés reflectia a glória de Deus (Êxodo 34:29-35), mas Jesus é a glória de Deus (Hebreus 1:3; João 1:14). Moisés falou com Deus face a face (Êxodo 33:11), porém Jesus é a Palavra de Deus (Hebreus 4:12, 13; João 1:1-3, 14).

Sim, Cristo atendeu às exigências de obediência da aliança. Perante isto, qual é o papel da obediência na nossa vida?