7.6.21

O Santuário Da Nova Aliança

Lição 11, 05 a 11 de Junho


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” Hebreus 9:15

LEITURAS DA SEMANA: Êxodo 25:8; Isaías 53:4-12; Hebreus 10:4; 9:14; 8:1-6; 1 Timóteo 2:5, 6

Numa noite sem luar, o céu estava preto como a tinta. As sombras estendiam-se sobre Frank enquanto ele caminhava pelas ruas vazias da cidade. Depois de algum tempo, ele ouviu passos atrás dele; alguém o seguia na escuridão. Então a pessoa alcançou-o e disse: “é o Frank, o tipógrafo?”.

“Sim, sou eu. Conhece-me?”

“Bem”, respondeu o estranho, “Eu não o conheço. Mas conheço o seu irmão muito bem e, mesmo na escuridão, o seu jeito, o seu modo de caminhar, a sua aparência – tudo me fez lembrar tanto dele que eu simplesmente presumi que fosse irmão dele, porque ele disse-me que tinha um irmão”.

Esta história revela uma verdade poderosa sobre o serviço do santuário israelita. De acordo com a Bíblia, ele era apenas uma sombra, uma figura, uma imagem do verdadeiro santuário. Contudo, estas sombras e imagens eram suficientes para prenunciar e revelar claramente as verdades sobre a morte e o ministério sumo sacerdotal de Cristo no santuário celestial.

Resumo da semana: Porque desejava Deus que os israelitas construíssem um santuário? O que nos ensina o santuário sobre Cristo como o nosso Substituto? O que faz Jesus no Céu como nosso Representante?