29.10.20

Os Primeiros Discípulos Do Mestre Dos Mestres

Quinta-feira, 29 de Outubro


Num momento, eles eram um grupo de pastores comuns que cuidavam dum pequeno rebanho de ovelhas ao redor duma cidade pequena. No momento seguinte, eles foram o alvo duma incrível aparição de anjos com notícias surpreendentes, maravilhosas e que abalaram o mundo. Motivados por aquela cena, foram procurar o Bebé anunciado.

8. Imagine-se com os pastores, a contemplar a manjedoura. O que vê? Lucas 2:8-20

Devemos admirar os primeiros discípulos do Mestre: José, Maria e os pastores. As condições humildes do nascimento de Jesus não davam nenhuma indicação do milagre da encarnação – de que, na Pessoa daquela Criança, Deus tinha-Se tornado Um com a humanidade. No entanto, com a ajuda de visões, sonhos e anjos, aqueles primeiros discípulos Dele foram capazes de olhar além da aparência exterior do nascimento de Jesus. Os pastores partilharam com outras pessoas a identidade daquele Bebé, dizendo que Ele era “o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11; compare com Lucas 2:17).

9. Como é que reagiram os magos do Oriente às notícias do nascimento de Jesus? Qual foi a reação de Herodes? (Mateus 2:1-12).

Antes de contar a Sua primeira parábola ou fazer o Seu primeiro milagre, o Mestre já era digno de adoração por ser quem Ele é. Para compreender plenamente o posterior ministério de ensino de Jesus, precisamos unir-nos a estes primeiros discípulos, os magos do Oriente, na sua adoração ao Senhor. Aquele cujos ensinamentos admiramos é mais do que um educador sábio. Ele é Deus, que veio habitar com os homens. A educação cristã está fundamentada na adoração a Cristo.

Junto com os magos do Oriente, os pastores e os anjos, somos chamados a adorar a Cristo, o Rei recém-nascido, e a ver Nele a realidade do próprio Deus.

Jesus, o grandioso e incompreensível Criador, “humilhou-Se”, tornou-Se humano, viveu entre nós e morreu na cruz, suportando o castigo pelos nossos pecados. Porque é esta notícia tão boa?