16.10.20

Estudo Adicional 16.10.20

Sexta-feira, 16 de Outubro


“O amor, base da criação e redenção, é o fundamento da educação verdadeira. Isto se evidencia na lei que Deus deu como guia da vida. O primeiro e grande mandamento é: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento.” Lucas 10:27. Amá-Lo a Ele — Ser infinito e onisciente — de toda a força, entendimento e coração, implica o mais alto desenvolvimento de todas as capacidades. Significa que, no ser todo — corpo, espírito e alma — deve a imagem de Deus ser restaurada.

Semelhantemente ao primeiro é o segundo mandamento: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:39. A lei do amor pede a consagração do corpo, espírito e alma ao serviço de Deus e de nossos semelhantes. E este serviço, ao mesmo tempo que faz de nós uma bênção aos outros, traz sobre nós mesmos as maiores bênçãos. A abnegação é a base de todo o verdadeiro desenvolvimento. Por intermédio do serviço abnegado recebemos a mais alta cultura de cada faculdade. Duma maneira cada vez mais plena nos tornamos participantes da natureza divina. Somos habilitados para o Céu, pois o recebemos em nosso coração.” Ellen G. White, Educação, p. 16

Perguntas para consideração:

1. Tal como o antigo Israel, devemos amar e temer a Deus ao mesmo tempo (Mateus 22:37; Apocalipse 14:7). Como podemos fazer isto? Porque é que estes dois mandamentos não estão em conflito?

2. Qual é a diferença entre estabelecer um padrão e criar uma regra? Na sua experiência, o adventismo está mais preocupado em estabelecer altos padrões dentro da comunidade de cristãos ou em criar regras que unam a comunidade? O que revelam as Escrituras sobre estabelecer padrões elevados para si mesmo, para a família e para a igreja?

3. Como podemos alcançar o equilíbrio ao expor a importância da obediência à lei de Deus e, ao mesmo tempo, mostrar porque é que esta obediência não é a fonte da nossa salvação?

4. Leia o Salmo 119 e observe quantas vezes são declaradas noções de obediência, liberdade, leis, regras e mandamentos. O que desejava o autor do Salmo 119 comunicar acerca destes temas?