30.10.20

Estudo Adicional 30.10.20

Sexta-feira, 30 de Outubro



“Todo verdadeiro trabalho educativo centraliza-se no Mestre enviado por Deus. De Sua obra hoje, exatamente como da que estabeleceu há mil e oitocentos anos*, o Salvador fala [...]. ‘Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim’ (Apocalipse 1:17, 18; 21:6). Na presença de um Mestre assim, e de oportunidades como essas para educação divina, é mais que insensatez procurar educação fora Dele. É inútil procurar ser sábio distante da Sabedoria, querer ser verdadeiro ao mesmo tempo em que se rejeita a Verdade, procurar iluminação fora da Luz e existência sem a Vida; enfim, deixar o Manancial de água viva e cavar cisternas rachadas que não retêm água. [...] ‘Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva’. ‘A água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna’” (João 7:37, 38; 4:14; Ellen G. White, Educação, p. 83).

“Caro professor, [...]. Como o mais elevado preparo para o seu trabalho, indico-lhe as palavras, a vida e os métodos do Príncipe dos professores. Convido-o a considerá-Lo. Nele está seu verdadeiro ideal. Contemple-O e gaste tempo meditando nisso, até que o Espírito do Mestre divino tome posse de seu coração e de sua vida. ‘Reflectindo, como um espelho, a glória do Senhor’, você será transformado ‘na Sua própria imagem’ (2 Coríntios 3:18).”

“Esse é o segredo do poder sobre seus alunos. Reflita Jesus” (Educação, p. 282).

*Esta declaração foi publicada em 1903.

Perguntas para consideração:

1. Que valores e acções são importantes para os professores e alunos que levam a sério a ideia de aprender com a encarnação do Mestre dos mestres?

2. Pais e professores cristãos têm um alto padrão – reflectir o carácter de Deus, revelado na encarnação de Jesus. O que devemos fazer quando não atingimos este padrão?

3. O que nos ensinam o nascimento, a vida e a morte de Jesus sobre o carácter de Deus? Porque é isto tão reconfortante para nós, especialmente em tempos de grandes provações?