19.4.18

Cristo no Apocalipse: Parte 2

Quinta-feira, 19 de Abril

8. De acordo com Apocalipse 1:10 a 18, o que disse Jesus sobre Si mesmo? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Ele é uma criatura divina, assim como nós.

B.( ) Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Ele ressuscitou e tem as chaves da morte e do inferno em Suas mãos.

Nestes versos, Jesus aparece no primeiro compartimento do santuário celestial. A revelação Dele nessa função foi tão grandiosa que João caiu a Seus pés em temor. Jesus, sempre com palavras de conforto, disse ao apóstolo que não tivesse medo e revelou-Se como o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último (referências à Sua existência eterna como Deus). Posteriormente, Ele falou sobre a Sua morte e ressurreição, e a esperança que é trazida pela Sua ressurreição. Jesus tem as chaves da “morte e do inferno”. Noutras palavras, Ele disse a João neste verso o que havia dito a Marta por ocasião da morte do seu irmão, palavras que João também registrou: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em Mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:25, 26).

Como fez a Marta e a João, Jesus mostra-nos a esperança da ressurreição, o auge e o clímax da fé cristã. Sem esta esperança, que outra esperança teríamos?

9. Leia Apocalipse 22:7, 12 e 13. O que revelam estes versos sobre Jesus? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Ele virá em breve, trazendo a recompensa a cada um segundo as suas obras. Ele é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

B.( ) Ele cumprirá a promessa da Sua vinda somente se fizermos a nossa parte.

“Cristo Jesus é o Alfa e o Ômega, o Gênesis do Antigo Testamento e o Apocalipse do Novo. Ambos se encontram em Cristo. Adão e Deus são reconciliados pela obediência do segundo Adão, que realizou a obra de vencer as tentações de Satanás e redimir o lamentável fracasso e queda de Adão” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1217). Jesus é o princípio e o fim. Ele criou-nos no princípio e vai-nos recriar no fim.

Do início ao fim – visto que nos ensina não apenas a história, mas os eventos do tempo do fim – o livro do Apocalipse ainda é o Apocalypsis Iesou Christou, a Revelação de Jesus Cristo. Em meio a todas as outras coisas que possamos estudar sobre os eventos finais, Ele deve estar no centro de tudo.

Como podemos manter Jesus no centro da nossa vida?