13.10.20

Para Que Sejas Bem-Sucedido

Terça-feira, 13 de Outubro


Em toda a Bíblia, vemos outros resultados de conhecer e obedecer à lei de Deus.

4. Leia Josué 1:7, 8. O que disse o Senhor a Josué? Como é que se aplicam a nós hoje os princípios encontrados no texto?

O Senhor disse a Josué na entrada de Canaã: “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.” (Josué 1:7).

Esta noção de sucesso derivado da obediência pode parecer contrária à maneira como o sucesso é medido no mundo hoje. Muitos acreditam que as marcas de sucesso sejam a inovação, criatividade e autoconfiança. Para ter sucesso em determinado sector, muitas vezes é necessário talento extraordinário e assumir riscos.

No entanto, aos olhos de Deus o sucesso requer uma série de recursos diferentes.

5. Leia Apocalipse 12:17; 14:12; Romanos 1:5; 16:26; Tiago 2:10-12. O que nos revelam estes versos sobre obediência à lei de Deus? Ou seja, mesmo que não sejamos salvos pela obediência à lei, porque é tão importante que a obedeçamos?

Antigo Testamento, Novo Testamento, Antiga Aliança, Nova Aliança, não importa: como cristãos que creem na Bíblia, somos chamados a obedecer à lei de Deus. A transgressão da lei, também conhecida como pecado, apenas leva à dor, sofrimento e morte eterna. Quem não experimentou já ou viu os resultados do pecado, da transgressão da lei de Deus? Tal como o antigo Israel prosperaria obedecendo à lei de Deus (mesmo que eles também precisassem da graça), nós também prosperamos. Portanto, como parte da educação cristã, precisamos manter a lei de Deus como um componente central do que significa viver pela fé e confiar na graça de Deus.

Qual tem sido a sua experiência e aprendizagem com as consequências do pecado? O que pode contar aos outros para que, talvez, eles não cometam os mesmos erros?