17.10.20

Os Olhos Do Senhor: A Cosmovisão Bíblica

Lição 4, 17 a 23 de Outubro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” Provérbios 15:3


O poeta polaco Czeslaw Milosz escreveu um poema que começa com a figura de animais imaginários: coelhos e esquilos falantes e coisas assim. Ele escreveu: “eles têm tanto em comum com animais reais como as nossas noções de mundo têm com o mundo real”. Depois, para terminar o poema, ele escreveu: “Pense nisto e estremeça”.

“Estremecer” pode ser uma palavra muito dura, mas a verdade é que muito do que os seres humanos pensam sobre o mundo pode estar completamente errado. Por exemplo, durante quase dois mil anos, muitas das pessoas mais inteligentes e instruídas do mundo pensaram que a Terra estava imóvel no centro do Universo. Hoje, muitas das pessoas mais inteligentes e instruídas pensam que o ser humano evoluiu a partir do que originalmente foi uma forma de vida simples.

Como seres humanos, nunca vemos o mundo de uma posição neutra. Sempre e unicamente o vemos através de filtros que afetam a nossa maneira de interpretar e entender o mundo. Este filtro chama-se cosmovisão, e é essencial que ensinemos aos jovens, e até aos membros mais antigos da igreja, a cosmovisão bíblica.