16.10.20

Jesus, O Nosso Exemplo

Quinta-feira, 15 de Outubro


Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi o único ser humano a viver em perfeita obediência ao Pai, em perfeita obediência à lei de Deus. Ele fez isso para que pudesse ser não só o nosso Substituto, o que Ele era, mas também o nosso Exemplo.

8. Leia as seguintes passagens: Lucas 2:51, 52; Filipenses 2:8; Hebreus 5:8; João 8:28, 29. Como é que elas nos relembram a obediência de Cristo ao longo da Sua vida?

Talvez João tenha explicado da melhor maneira quando escreveu o seguinte: “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.” (1 João 2:6). Quando fixamos os nossos olhos na vida de Cristo e no Seu ministério na Terra, é fácil vermos como Ele agradou ao Pai com a Sua obediência. Cristo cumpriu realmente a profecia e confirmou as leis de Deus durante toda a Sua vida.

Assim como Deus mandou Moisés escrever a Sua lei para que ela fosse uma testemunha para Israel, Cristo era a personificação do testemunho aos Seus apóstolos, discípulos, a pecadores e santos. Hoje, em vez de apenas termos um conjunto de regras a seguir, temos também o exemplo de Jesus, um ser humano de carne e osso.

Como professores, há modelo melhor a apresentar aos alunos do que Jesus e a Sua obediência ao Pai?

“A suposta fé em Cristo que leva a pessoa a se esquivar da obrigação de obedecer a Deus não é fé, mas presunção. “Pela graça sois salvos, mediante a fé”. Efésios 2:8. Entretanto, “a fé, se não tiver obras, por si só está morta”. Tiago 2:17. Jesus Cristo disse acerca de Si mesmo, antes de vir à Terra: “Agrada-Me fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; dentro do Meu coração, está a Tua lei”. Salmos 40:8. E antes de subir ao Céu, Ele declarou: “Tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço”. João 15:10. Diz a Escritura: “Sabemos que O temos conhecido por isto: se guardamos os Seus mandamentos. [...] Aquele que diz que permanece nEle, esse deve também andar assim como Ele andou”. 1 João 2:3-6. “Pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos”. 1 Pedro 2:21.” Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 39

Como pode seguir fielmente o exemplo de Cristo em todas as áreas da sua vida e ser assim um professor melhor para os outros? Embora seja uma ideia antiga e trivial, porque é que as nossas acções falam muito mais alto do que as nossas palavras?