23.10.20

Estudo Adicional 23.10.20

Sexta-feira, 23 de Outubro


“O verdadeiro objectivo da educação é restaurar a imagem de Deus na alma” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 439). Com esta ideia em mente, podemos ver porque é que uma sólida cosmovisão cristã é essencial para a educação adventista. Afinal, como vimos anteriormente, a educação em si não é necessariamente boa. As pessoas podem ser educadas, e até muito instruídas, em ideias e atitudes contraditórias aos princípios encontrados na Bíblia. Por esta razão, como Adventistas do Sétimo Dia, o nosso sistema de educação deve ser fundamentado na cosmovisão cristã. Isto significa que todos os campos gerais da educação, ciência, história, moralidade, cultura e assim por diante serão ensinados a partir desta perspectiva, em oposição a um campo que a contradiz ou simplesmente a ignora. Além disto, como dito anteriormente, mas que vale a pena repetir: não existe uma perspectiva neutra; toda a vida, toda a realidade, é vista através dos filtros da cosmovisão de alguém, seja ela considerada ou não de modo convincente e sistemático. Portanto, é essencial que a cosmovisão bíblica forme o fundamento de toda a educação Adventista do Sétimo Dia.

Perguntas para consideração:

1. Existem exemplos na História em que sistemas inteiros de educação foram (ou são) muito destrutivos? Quais foram alguns destes exemplos? O que aprendiam os alunos nesses sistemas e que lições aprendemos com eles? Como podemos proteger o nosso sistema educativo destas influências destrutivas?

2. Analisamos alguns dos principais pontos da cosmovisão cristã: a existência de Deus, a criação, a Bíblia, o plano da redenção e a lei de Deus. Que elementos importantes devem ser incluídos na formulação completa de uma cosmovisão cristã?

3. Um pensador do século 18 escreveu: “Ó consciência! Consciência! Tu, instinto divino. Tu, certo guia de um ser ignorante e confinado, embora inteligente e livre – tu, juiz infalível do bem e do mal, que faz o homem assemelhar-se à Divindade”. O que está certo ou errado nesta posição?

4. Examine outra vez esta declaração de Ellen G. White: “O verdadeiro objectivo da educação é restaurar a imagem de Deus na alma”. O que significa isto? Porque deve a educação adventista ser tão diferente da visão de educação do mundo?