4.10.20

A Primeira Família

Domingo, 04 de Outubro


Não há muitos detalhes nas primeiras páginas das Escrituras sobre o tipo de educação familiar que existia nos primórdios da história da humanidade, embora tenhamos a certeza de que a educação naquela época acontecia na própria estrutura familiar.

“O método de educação estabelecido no Éden centralizava-se na família. Adão era o ‘filho de Deus’ (Lucas 3:38), e era de seu Pai que os filhos do Altíssimo recebiam instrução. Tinham, no mais estrito sentido, uma escola familiar.” Ellen G. White, Educação, p. 33

Embora não saibamos exatamente o que era ensinado, podemos ter a certeza de que essa educação lidava com as maravilhas da criação e, depois do pecado, com o plano da redenção.

1. O que ensinam os textos a seguir e porque é que isso deve ter certamente sido parte da educação que Adão e Eva transmitiram aos filhos? Génesis 12; 3:1-15; 2 Coríntios 4:6; Lucas 10:27; Gálatas 3:11; Apocalipse 22:12

“O método de educação instituído ao princípio do mundo deveria ser para o homem o modelo durante todo o tempo subseqüente. Como ilustração de seus princípios, foi estabelecida uma escola-modelo no Éden, o lar de nossos primeiros pais. O Jardim do Éden era a sala de aulas; a Natureza, o compêndio; o próprio Criador, o instrutor; e os pais da família humana, os alunos.” Ellen G. White, Educação, p. 20

A educação cristã é um compromisso de educar as famílias e os membros na doutrina, adoração, instrução, comunhão, evangelismo e serviço. No lar, ministramos aos membros da família sobre o amor e as promessas de Deus. Ali apresentamos Jesus às crianças como o seu Senhor, Salvador e Amigo. No lar, a Bíblia é preservada como a Palavra de Deus. É na família que revelamos como é um relacionamento saudável com o nosso Pai celestial.

Em Génesis 4:1-4, Caim e Abel trouxeram as suas ofertas ao Senhor. Podemos pressupor que eles aprenderam sobre o significado e a importância das ofertas como parte da sua educação familiar em relação ao plano da salvação. É evidente, como mostra a história, que uma boa educação nem sempre leva ao resultado esperado.

Seja qual for a sua situação no seu lar, que escolhas pode fazer para que ele seja um ambiente em que a verdade seja ensinada e vivida?