5.10.20

A Infância de Jesus

Segunda-feira, 05 de Outubro


As Escrituras apresentam-nos pouquíssimos detalhes sobre a infância de Jesus. Muitas coisas desses anos permanecem um mistério. No entanto, recebemos algumas percepções sobre o carácter dos Seus pais terrestres, Maria e José, e o que aprendemos sobre eles pode explicar um pouco da Sua infância e educação.

2. O que nos ensinam estes textos sobre Maria e José e como é que eles nos podem dar uma ideia de como Jesus foi educado pelos Seus pais?




Através destes textos, vemos que Maria e José eram judeus fiéis, que buscavam viver em obediência às leis e aos mandamentos de Deus. E, quando o Senhor veio a eles e lhes disse o que ia acontecer, o casal fez fielmente tudo o que lhes tinha sido ordenado.

“O menino Jesus não Se instruía nas escolas das sinagogas. Sua mãe foi Seu primeiro mestre humano. Dos lábios dela e dos rolos dos profetas, aprendeu as coisas celestiais. As próprias palavras por Ele ditas a Moisés para Israel, eram-Lhe agora ensinadas aos joelhos de Sua mãe. Ao avançar da infância para a juventude, não procurou as escolas dos rabis. Não necessitava da educação obtida de tais fontes; pois Deus Lhe servia de instrutor.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 70

É evidente que eles foram bons e fiéis professores para o Menino, mas, como a história de Lucas 2:41-50 revela, eles ainda não compreendiam muitas coisas sobre o seu Filho, pois Jesus tinha conhecimento e sabedoria que apenas Lhe tinham sido comunicados pelo Senhor.

Leia mais uma vez a citação de Ellen G. White acima. Como é que Jesus aprendeu da Sua mãe as palavras que Ele mesmo tinha dito? O que revela isto sobre o maravilhoso amor de Deus? Sendo nós criaturas caídas e pecadoras, qual deve ser a nossa resposta a este amor?