21.10.20

A Cosmovisão Bíblica

Terça-feira, 20 de Outubro


Como dissemos na introdução da lição desta semana, nenhum de nós vê o mundo de uma posição neutra. Por exemplo, um ateu olha para o arco-íris no Céu e não vê nada além de um fenómeno natural. Para ele, não há significado diferente daquele que o ser humano decide dar. Por outro lado, alguém que vê o arco-íris a partir da cosmovisão bíblica não vê apenas o fenómeno natural, a água e a luz a interagir, mas também uma reafirmação da promessa de Deus de não destruir o mundo outra vez com água (Génesis 9:13-16). “Quão grande é a condescendência de Deus, e Sua compaixão por Suas criaturas falíveis, colocando assim o belo arco-íris nas nuvens como sinal de Seu concerto com os homens! O Senhor declara que, ao olhar Ele o arco, lembrar-Se-á de Seu concerto. Isto não implica que houvesse de esquecer-Se; Ele, porém, fala-nos em nossa linguagem para que melhor O possamos compreender. Era o propósito de Deus que, quando os filhos das gerações posteriores perguntassem a significação do arco glorioso que abrange os céus repetissem seus pais a história do dilúvio, e lhes dissessem que o Altíssimo distendeu o arco, e o colocou nas nuvens como uma segurança de que as águas nunca mais inundariam a Terra.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 106

Para nós, Adventistas do Sétimo Dia, a Bíblia continua a ser o texto fundamental da nossa fé. Ela ensina a cosmovisão, o “filtro” pelo qual devemos ver e compreender o mundo, que pode ser um lugar muito assustador e complicado. As Escrituras criam o modelo para nos ajudar a entender melhor a realidade em que nos encontramos, da qual fazemos parte, e que, muitas vezes, nos confunde e perturba.

3. Que verdades nos textos a seguir nos podem ajudar a entender melhor a realidade em que existimos? Efésios 6:12; Marcos 13:7; Romanos 5:8; 8:28; Eclesiastes 9:5; Apocalipse 20:5, 6

Como Adventistas do Sétimo Dia, devemos seguir com firmeza os ensinos da Bíblia, pois esta é a verdade revelada por Deus ao ser humano. Ela explica-nos muitas coisas sobre o mundo que, de outra forma, não conheceríamos nem entenderíamos. Portanto, toda a educação cristã deve estar enraizada e fundamentada na Palavra de Deus, e todo ensino contrário a ela deve ser rejeitado.

Que ensinos da Bíblia contradizem outras crenças que as pessoas sustentam? O que nos ensina esta diferença sobre a importância de seguirmos fielmente a Palavra de Deus?