19.3.20

Eventos Finais

Quinta-feira, 19 de Março

6. O que acontece em Daniel 11:40-45?

As expressões a seguir ajudam-nos a compreender o texto de hoje:

Tempo do fim: a expressão “tempo do fim” aparece apenas em Daniel (Daniel 8:17; 11:35, 40; 12:4, 9). O exame das profecias de Daniel indica que o tempo do fim estende-se da queda do papado, em 1798, até à ressurreição dos mortos (Daniel 12:2).

Rei do Norte: este nome designa primeiro geograficamente a dinastia selêucida, mas depois refere-se a Roma pagã e finalmente a Roma papal. Sendo assim, ele não descreve uma localização geográfica, mas o inimigo espiritual do povo de Deus. Além disso, devemos também observar que o rei do Norte representa uma contrafacção do verdadeiro Deus, que na Bíblia está simbolicamente associada ao Norte (Isaías 14:13).

Rei do Sul: este nome designa primeiro a dinastia ptolomaica no Egito, ao sul da terra santa. Mas, à medida que a profecia se desenvolve, ele adquire uma dimensão teológica e é associado por alguns estudiosos ao ateísmo. Ellen G. White, comentando a referência ao Egito em Apocalipse 11:8, declarou: “ISTO É ATEÍSMO” (O Grande Conflito, p. 269). [Realçado em maiúsculas por mim. Fica claro que o Rei do Sul é o ateísmo. E NÃO É, como alguns dizem, o Islão.]

O glorioso monte santo: nos tempos do Antigo Testamento, esta expressão referia-se a Sião, capital e centro de Israel, geograficamente localizada na terra prometida. Depois da cruz, o povo de Deus não não é definido segundo linhas étnicas e geográficas. Portanto, o monte santo deve ser uma designação simbólica do povo de Deus espalhado pelo mundo.

Assim, talvez possamos interpretar os acontecimentos desta maneira:

(1) O rei do Sul ataca o rei do Norte: a Revolução Francesa tentou erradicar a religião e derrotar o papado, mas falhou. (2) O rei do Norte ataca e derrota o rei do Sul: as forças da religião lideradas pelo papado e os seus aliados acabarão por vencer as forças do ateísmo e formarão uma aliança com o inimigo derrotado. (3) Edom, Moabe e o notável povo de Amom escaparão: alguns dos que não são contados entre o povo verdadeiro de Deus juntar-se-ão ao aprisco na última hora. (4) O rei do Norte prepara-se para atacar o monte santo, mas chega ao fim: as forças do mal são destruídas, e o reino de Deus é estabelecido.

Como nos podemos consolar ao saber que, no final, Deus e o Seu povo serão vitoriosos?