21.3.20

Do pó às Estrelas

Lição 13, 21 a 27 de Março


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.” Daniel 12:3

LEITURAS DA SEMANA: Daniel 12; Romanos 8:34; Lucas 10:20; Romanos 8:18; Hebreus 2:14,15; João 14:29; Apocalipse 11:3

O livro de Daniel começa com Nabucodonosor a invadir a Judeia e a levar cativos para a Babilónia; em contraste com isto, a narrativa é concluída com Miguel a levantar-Se para libertar o povo de Deus da Babilónia do tempo do fim. Isto é, como foi mostrado em todo o livro de Daniel, no fim, o Senhor resolve todos os problemas do Seu povo.

Como vimos também, Daniel e os seus companheiros permaneceram fiéis a Deus e demonstraram sabedoria incomparável entre as provações e desafios do exílio. Da mesma forma, ao enfrentar a tribulação, o povo de Deus do tempo do fim também permanecerá fiel, especialmente durante o “tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação” (Daniel 12:1). Como Daniel e os seus amigos em Babilónia, os fiéis demonstrarão sabedoria e compreensão. Eles não apenas experimentarão a sabedoria como uma virtude pessoal, mas estarão comprometidos, como consequência dessa sabedoria, a levar os outros à justiça. Alguns morrerão ou serão assassinados e, portanto, retornarão ao pó, mas serão ressuscitados para a eternidade. Como declara o texto bíblico: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna” (Daniel 12:2).