29.3.20

A Palavra Viva de Deus

Domingo, 29 de Março

Muitas vezes, as palavras mais importantes são as últimas que uma pessoa diz. Moisés, o escritor dos cinco primeiros livros fundamentais da Bíblia, entoou um cântico para o povo pouco antes da sua morte (Deuteronómio 31:30–32:43).

1. Leia Deuteronómio 32:45-47. Como descreveu Moisés a Palavra de Deus e o seu poder na vida dos hebreus prestes a entrar na Terra Prometida?

Entre as últimas palavras de Moisés está uma forte exortação. Ao ordenar que aplicassem o coração a todas as palavras que Deus lhes tinha falado através dele, Moisés desejava enfatizar que o foco dos israelitas deveria permanecer em Deus e na Sua vontade para a vida deles. Ao ensinar estas palavras aos seus filhos, cada geração tinha transmitido o divino plano de salvação da aliança. Eles não deveriam escolher as palavras, mas obedecer a “todas as palavras desta lei” (Deuteronómio 32:46).

No final da História da Terra, Deus terá um povo que permanecerá fiel a todas as Escrituras, o que significa guardar os mandamentos de Deus e ter a fé de Jesus (Apocalipse 12:17; 14:12). Este povo permanecerá fiel ao ensino da Bíblia, pois ela não apenas garante uma vida mais abundante na Terra, mas um destino eterno no lar que Jesus preparou para nós (João 14:1-3).

2. Leia João 1:1-5, 14; João 14:6. O que nos ensinam estes textos sobre Jesus e a vida eterna? Como Se relaciona o Verbo encarnado com a revelação e inspiração das Escrituras?

Jesus é o foco e objetivo de todas as Escrituras. A Sua encarnação como Messias foi um cumprimento das promessas do Antigo Testamento. Visto que Ele viveu, morreu e reviveu, temos não apenas a confirmação das Escrituras, mas, melhor ainda, a grande promessa de vida eterna numa existência totalmente nova.

Leia mais uma vez Deuteronómio 32:47. Na sua experiência, porque não é vã a obediência à Palavra de Deus? Porque a fé em Deus e a lealdade às Escrituras nunca são inúteis?