31.3.20

A Bíblia como Profecia

Terça-feira, 31 de Março

A Bíblia é singular entre outras obras religiosas conhecidas, porque até 30% do seu conteúdo é composto por profecias e literatura profética. A integração da profecia e o seu cumprimento no tempo é fundamental para a cosmovisão bíblica, pois o Deus que atua na História também conhece o futuro e revelou-o aos Seus profetas (Amós 3:7). A Bíblia não é apenas a Palavra viva, ou a Palavra histórica, ela é a Palavra profética.

4. Leia os textos a seguir. Que detalhes são revelados sobre a vinda do Messias?

Génesis 49:8-12

Salmos 22:12-18

Isaías 53:3-7

Daniel 9:2-27

Miqueias 5:2

Malaquias 3:1

Zacarias 9:9

Há pelo menos 65 predições messiânicas diretas no Antigo Testamento. Além destas há muitas outras, se acrescentarmos a tipologia (o estudo de como os rituais do Antigo Testamento, tais como os sacrifícios, eram pequenas profecias sobre Jesus). Estas profecias referem-se a detalhes específicos. Por exemplo: “O ceptro não se arredará de Judá” (Génesis 49:10); Jesus nasceria em Belém, em Judá (Miqueias 5:2); Ele seria “desprezado e o mais rejeitado entre os homens”; espancado, acusado falsamente, mas não abriria a boca para Se defender (Isaías 53:3-7); as Suas mãos e pés seriam perfurados; as Suas vestes seriam divididas (Salmos 22:12-18).

O facto de que estas profecias do Antigo Testamento foram cumpridas com tanta precisão na vida, morte e ressurreição de Cristo comprova a inspiração e revelação divinas da Palavra. Também indica que Jesus era quem Ele dizia ser e quem os outros diziam que Ele era. O Salvador seguiu os profetas antigos ao predizer a Sua morte e ressurreição (Lucas 9:21, 22;
Mateus 17:22, 23), a queda de Jerusalém (Mateus 24:1, 2) e a Sua segunda vinda (João 14:1-3). Portanto, a encarnação, a morte e a ressurreição foram preditas pela Bíblia, e o cumprimento delas garante a sua confiabilidade.

Quais são as razões para a nossa crença em Jesus e na Sua morte por nós?