5.12.19

Sacerdotes e Levitas como parte da Adoração

Quinta-feira, 05 de Dezembro 

8. Leia 12:44-47. Porque se regozijou Judá “por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali” [no templo] (Neemias 12:44)? Porque eram eles importantes? 

9. O que simbolizava a obra dos sacerdotes (que eram levitas)? Hebreus 9:1-11 

“A intercessão de Cristo no santuário celestial, em prol do homem, é tão essencial ao plano da redenção como a Sua morte na cruz. Com a Sua morte iniciou esta obra para cuja conclusão ascendeu ao Céu, depois de ressurgir. Pela fé devemos penetrar até ao interior do véu, onde o nosso Precursor entrou por nós.” Hebreus 6:20; Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 489 

Embora as pessoas naquela época certamente não tivessem a luz que temos atualmente, elas entendiam o suficiente para saber que a obra dos levitas, que eram os únicos que podiam ministrar no templo, era muito importante. Eles estavam animados com o facto de que a obra de Deus seria feita através deles. 

A nação tinha passado tempo com Deus, a ler a Sua Palavra, a orar, a adorar e a reconsagrar-se a Ele. Entre tudo isto, o povo percebeu que os ministérios do templo tinham sido negligenciados e precisavam de ser restaurados. Agora que eles tinham sido estabelecidos mais uma vez, alegraram-se com a importante obra que os levitas fariam a seu favor. Deus impressionou os judeus com a ideia de que os ministérios do templo faziam parte do Seu plano para a adoração. 

Infelizmente, muitas vezes não damos o devido valor aos ministros, mestres da Palavra e músicos. Mesmo na época de Neemias, a assistência aos levitas às vezes era forte e às vezes fraca. Com frequência, os levitas precisavam desempenhar outras funções para sustentar a sua família porque as pessoas paravam de entregar os seus dízimos e ofertas. 

Sem dízimos e ofertas, não há igreja mundial organizada. Se quisermos que os nossos ministérios continuem, devemos comprometer-nos a auxiliar os ministros através de contribuições monetárias e pelo reconhecimento verbal. Embora a igreja não seja perfeita, isto não deve enfraquecer a nossa doação a Deus para que a Sua obra possa continuar ao redor do mundo.