8.12.19

Liderança do Templo Corrompida

Domingo, 08 de Dezembro 

Neemias 13 começa com a preocupação acerca dos amonitas e moabitas, estrangeiros e idólatras, no meio de Israel (Neemias 13:1-3). Estes versos não falam de afastar indivíduos simplesmente por serem de uma nação ou etnia diferente, mas referem-se à recomendação de mandar embora os que tinham uma fé diferente, pois não eram convertidos, adoravam idólos e não seguiam a Deus (veja também Deuteronómio 23:3-6). 

1. Leia Neemias 13:1-9. Quem eram Eliasibe e Tobias? Porque era inaceitável a postura deles? Neemias 2:10, 19; 3:1; 12:10, 22; 13:28 

Tobias e Eliasibe são figuras conhecidas no livro de Neemias. Eliasibe era o sumo sacerdote da nação e estava encarregado do templo. Tobias, amonita, foi mencionado como o inimigo que se opôs veementemente à obra que Neemias empreendeu em Jerusalém. A aliança entre Eliasibe e Tobias envolveu um relacionamento estabelecido através do casamento. 

Mesmo que os registos da ligação matrimonial não tenham sido preservados, sabe-se que Tobias tinha um nome judaico (que significava
“o Senhor é bom”) e, portanto, provavelmente tinha origem judaica. Acredita-se que a família da sua esposa, os descendentes de Ará, embora não identificada, tivesse uma relação de parentesco com Eliasibe. Além disto, Sambalate, o horonita, outro adversário de Neemias, tinha uma filha que era casada com o neto de Eliasibe. Portanto, o círculo de intrigas à volta de Neemias deve ter sido intenso, uma vez que os oficiais da mais alta hierarquia da nação eram aparentados e estavam numa aliança contra a sua liderança. 

Durante a ausência do governador, o sumo sacerdote concedeu a Tobias um dos aposentos do templo, designado à guarda do dízimo, das dádivas e das ofertas. Tobias recebeu residência permanente no templo, o que foi uma maneira de o estabelecer como um dos líderes da nação. Os inimigos de Neemias tinham finalmente conseguido o que eles sempre desejaram: destituir o servo de Deus e assumir o controle. Felizmente, o homem de Deus reagiu a esta situação. 

Porque o povo de Deus, ao longo da história sagrada, sejam os judeus do antigo Israel, ou os cristãos que os seguiram durante e após os tempos do Novo Testamento, se permitem tão facilmente desviar da fidelidade? Como podemos evitar estes erros?