27.12.19

Estudo Adicional 27.12.19

Sexta-feira, 27 de Dezembro 

Leia de Ellen G. White, “O Privilégio da Oração”, em Caminho a Cristo, p. 93-104 

“A obra de restauração e reforma feita pelos que voltaram do exílio sob a liderança de Zorobabel, Esdras e Neemias apresenta o quadro de uma obra de restauração espiritual que deve acontecer nos últimos dias da história da Terra. O remanescente de Israel era um povo débil, exposto aos ataques dos seus inimigos; mas através dele Deus propôs-Se preservar na Terra o Seu conhecimento e da Sua lei. Eles foram os guardiões do verdadeiro culto, os guardadores dos santos oráculos. Variadas foram as experiências que tiveram na reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém; forte foi a oposição que tiveram de enfrentar. Pesada foi a carga levada pelos líderes nessa obra; mas estes homens prosseguiram com inabalável fé, em humildade de espírito, e com firme confiança em Deus, crendo que Ele levaria a Sua vontade ao triunfo. Como o rei Ezequias, Neemias ‘apegou-se ao Senhor, não deixou de O seguir e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés. Assim, foi o Senhor com ele’.” 2 Reis 18:6, 7; Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 677 

Perguntas para discussão: 

1. Porque devemos apoiar os nossos líderes? 

2. Porque o estilo de liderança servidora é tão difícil, exigente e, ao mesmo tempo, recompensador? Porque é tão importante para um líder cristão ser também um servo? 

3. Em todo o livro, Neemias aparece a orar. Esdras também era homem de oração. Quantas vezes a palavra oração ou orou é mencionada nos livros de Esdras e Neemias? Temos uma intensa vida de oração? 

4. “Porque se apegou ao Senhor, não deixou de segui-Lo e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés” (2 Reis 18:6). Como nos apegamos ao Senhor? O que significa isto? Como se relaciona este apego à guarda dos mandamentos divinos?