29.12.19

Cristo: O Centro do Livro de Daniel

Domingo, 29 de Dezembro 

1. Leia Lucas 24:25-27, João 5:39 e 2 Coríntios 1:19, 20. Em que aspectos é que Cristo é o centro das Escrituras? 

Não há dúvida de que Cristo é central nas Escrituras, e isto inclui o livro de Daniel. Por exemplo: o primeiro capítulo mostra, ainda que de maneira limitada e imperfeita, que a experiência de Daniel é análoga à de Cristo, que deixou o Céu para viver neste mundo pecaminoso e confrontar os poderes das trevas. Além disto, Daniel e os seus companheiros foram dotados de sabedoria semelhante à de Jesus para enfrentar os desafios da cultura babilónica. O segundo capítulo descreve a figura da pedra do fim dos tempos (escatológica) para indicar que o reino de Cristo substituirá enfim todos os reinos do mundo. O capítulo 3 revela Cristo a andar com os Seus servos fiéis dentro de uma fornalha de fogo. O capítulo 4 apresenta Deus a remover Nabucodonosor do seu reino por um período, para que ele pudesse entender “que o Céu domina” (Daniel 4:26). A expressão “o Céu domina” lembra-nos que Cristo, como “o Filho do Homem” (Daniel 7:13), recebe o domínio e o reino, conforme descrito em Daniel 7. O capítulo 5 mostra o fim do rei ­Belsazar e a queda de Babilónia diante dos persas durante uma noite de folia e devassidão. Isto é um prenúncio da derrota de Satanás e da destruição da Babilónia do tempo do fim por Cristo e os Seus anjos. O capítulo 6 mostra a conspiração contra Daniel de maneiras que se assemelham às falsas acusações expressas contra Jesus pelos principais sacerdotes. Além disto, tal como o rei Dario tentou, em vão, poupar Daniel, Pilatos tentou, sem sucesso, poupar Jesus (Mateus 27:17-24). O capítulo 7 descreve o Messias como o Filho do homem a receber o reino e a dominar sobre o Seu povo. O capítulo 8 mostra Jesus como Sacerdote do santuário celestial. O capítulo 9 retrata Cristo como a vítima sacrificial cuja morte reconfirma a aliança entre Deus e o Seu povo. E os capítulos 10 a 12 apresentam Jesus como Miguel, o Comandante-chefe que luta contra as forças do mal e resgata vitoriosamente o povo de Deus da opressão e até mesmo do poder da morte. 

Portanto, tenhamos em mente que Jesus Cristo é central no texto de Daniel. Em cada capítulo do livro há alguma experiência ou ideia que aponta para Ele. 

Entre as lutas, provações ou em momentos de felicidade e prosperidade, como podemos aprender a manter Cristo no centro da nossa vida? Porque é tão importante fazer isto?