25.12.19

Coragem e Poder

Terça-feira, 24 de Dezembro 

3. Leia Neemias 4:7-23. De que maneiras Neemias demonstrou coragem? O que lhe deu esta ousadia? 

Neemias lutou contra inimigos que tentavam intimidar os judeus. Ele reagiu ao tomar a iniciativa de preparar o povo para lutar. O servo de Deus não disse apenas “tudo bem, Deus, tu fazes tudo”. Em vez disso, ele levou o povo a fazer a sua parte. Os judeus pegaram em espadas e outras armas enquanto trabalhavam para construir o muro. Sob a liderança de Neemias, eles não se acovardaram, mas ousadamente pegaram em armas para se defender. O governador encorajou-os, acreditou neles, trabalhou com eles e deu-lhes a responsabilidade de agir. Ele capacitou-os para fazer a obra à medida que delegava e atribuía tarefas. No entanto, Neemias não disse ao povo o que devia fazer e depois escondeu-se no seu aposento. Em vez disso, ele ficou ao lado deles e fez o trabalho duro que precisava ser feito. 

Em certas ocasiões, o Senhor mandou o povo ficar parado e observar enquanto Ele batalhava; mas há outros exemplos em que disse: “Preparem-se para agir, e Eu lhes darei a vitória”. Devemos fazer a nossa parte se quisermos ver a libertação e as bênçãos divinas. 

“Na firme devoção de Neemias à obra divina e na sua confiança igualmente firme em Deus está a razão da derrota dos seus inimigos em ­atraí-lo ao seu poder. A pessoa indolente facilmente cai presa da tentação; mas na vida que tem nobre alvo, absorvente propósito, o mal encontra pouco terreno. A fé de quem está constantemente a avançar não se debilita; pois acima, embaixo e além, ele reconhece o Infinito Amor a promover todas as coisas para a realização do Seu bom propósito. Os verdadeiros servos de Deus trabalham com determinação que não falhará, porque estão na constante dependência do trono da graça.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 660 

No fim, a coragem de Neemias veio da compreensão que ele tinha da realidade e do poder de Deus, e a sua fé norteou as suas ações. 

Embora o contexto seja diferente, como reflete a postura de Neemias estas palavras de Tiago: “Alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé” (Tiago 2:18)?