15.4.18

Jesus e o livro do Apocalipse



Lição 3 - 14 a 20 de Abril

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21

LEITURAS DA SEMANA: 1 Coríntios 10:1-11; Apocalipse 12:1-17; 19:11-15; Efésios 1:20; Apocalipse 11:19; 1:10-18

Mesmo a leitura mais rápida do Novo Testamento revela uma verdade importante: ele está diretamente ligado ao Antigo. Repetidas vezes, os evangelhos e as epístolas fazem referência a acontecimentos do Antigo Testamento ou citam-no directa ou indirectamente. Quando Se referia a Si mesmo e ao Seu ministério, Jesus frequentemente dizia que as “Escrituras” precisavam ser “cumpridas” (veja Mateus 26:54, 56; Marcos 14:49; João 13:18; 17:12).

O mesmo pode ser dito em relação ao livro do Apocalipse. É quase impossível dar sentido a este livro sem considerar o Antigo Testamento, especialmente o livro de Daniel. Esta é uma razão pela qual muitas vezes estudamos ambos os livros simultaneamente.

Um aspecto essencial destas referências ao Antigo Testamento no livro do Apocalipse é que, juntamente com o restante do livro, elas revelam Jesus. O Apocalipse é sobre Cristo, sobre quem Ele é, o que Ele fez para o Seu povo e o que fará por nós no fim dos tempos. Necessariamente, Jesus deve estar à frente e no centro de todo o nosso foco nos eventos finais, exatamente o que acontece no livro do Apocalipse. A lição desta semana trata de Jesus neste livro.