13.4.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 13 de Abril

“Ao nos aproximarmos do fim da história deste mundo, as profecias registradas por Daniel demandam nossa especial atenção, visto que se rela­cionam com o próprio tempo em que estamos vivendo. Com elas devem se ligar os ensinos do último livro das Escrituras do Novo Testamento. Satanás tem levado muitos a crer que as porções proféticas dos escritos de Daniel e João, o revelador, não podem ser compreendidas. Mas a promessa é clara de que bênção especial acompanhará o estudo dessas profecias. ‘Os sábios entenderão’ (Daniel 12:10), foi dito a respeito das visões de Daniel que deviam ser abertas nos últimos dias; e da revelação que Cristo deu a Seu servo João para guia do povo de Deus através dos séculos, a promessa é: ‘Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas.’” Apocalipse 1:3, ARC; Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 547, 548 

Embora tenhamos a tendência de examinar o livro de Daniel no contexto da ascensão e queda das nações, do juízo (Daniel 7:22, 26; 8:14) e da libertação final do povo de Deus no tempo de angústia (Daniel 12:1), nesta semana vimos que este livro também pode, através de exemplos, preparar-nos individualmente para provações e perseguições, sempre que elas surgirem. Nesse sentido, estas histórias apresentam-nos mensagens de vital importância para os últimos dias. Afinal, por mais útil que seja conhecer a “marca da besta”, o “tempo de angústia” e a perseguição futura, se não tivermos a expe­riência com Deus, todo esse conhecimento somente nos condenará. Mais do que qualquer outra coisa, precisamos da experiência do “novo nascimento” que Daniel e os outros tiveram, incluindo Nabucodonosor. 

Perguntas para discussão 

1. Leia a oração de Daniel no capítulo 9:3-19. Como demonstra essa oração que o profeta compreendia a graça, e que Deus nos ama e redime por Sua benevolência, e não por qualquer mérito ou “bondade” da nossa parte? Porque é tão importante compreender e experimentar esta verdade? 

2. Discuta com os alunos os desafios que os três hebreus (Daniel 3) e Daniel (Daniel 6) enfrentaram quando as suas práticas religiosas foram ameaçadas pelas autoridades políticas. Que semelhanças e diferenças encontramos nos dois relatos? Como podemos ser testemunhas poderosas através da nossa fidelidade? 

3. O que significa “nascer de novo”? Porque nos deu Jesus esta ordem (João 3:7)?