2.4.18

Conhecimento e submissão

Segunda-feira, 02 de Abril 

Embora não possamos explicar porque surgiu o mal (visto que não existe justificação para isso), as Escrituras revelam que ele começou no coração de Lúcifer, no Céu. Além das observações impressionantes de Ellen G. White (veja, por exemplo, o capítulo “Porque Existe o Sofrimento”, no livro O Grande Conflito), a Bíblia não revela muito mais sobre como o mal teve início no Céu. Entretanto, a Palavra de Deus é mais explícita acerca de como ele surgiu na Terra. 

2. Leia Gênesis 3:1 a 7. Que evento mostra a culpa de Adão e Eva? Qual foi o seu erro? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso: 

A.( ) Adão e Eva recusaram-se a comer do fruto da sabedoria. 

B.( ) O casal comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. 

O que é mais triste neste episódio é que Eva sabia quais tinham sido as palavras de Deus para eles. Ela repetiu-as: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: ‘Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais’” (Gênesis 3:3). Pelo que as Escrituras revelam, nada havia sido dito sobre tocar o fruto. No entanto, Eva sabia que comer do fruto daquela árvore acarretaria a morte. 

Então, Satanás contradisse aberta e descaradamente a Palavra de Deus: ‘É certo que não morrereis’” (Gênesis 3:4). 

Poderia haver contraste mais claro? Por mais sutil que tenha sido a abordagem de Satanás no início, uma vez que ele chamou a atenção de Eva e viu que ela não estava a resistir, ele se opôs abertamente à ordem do Senhor. E o mais trágico é que Eva não estava numa posição de ignorância. Ela não podia alegar: “Eu não sabia”. 

Ela sabia. 

Apesar de ter conhecimento, Eva cometeu o erro. Se, mesmo no ambiente perfeito do Éden, o conhecimento não foi suficiente para evitar que Eva (e depois Adão, que também conhecia a verdade) pecasse, não devemos nos enganar pensando que o conhecimento seja suficiente para nos salvar hoje. É evidente que precisamos conhecer a Palavra de Deus. Mas, além desse conhecimento, devemos obedecer à Bíblia. 

Deus disse uma coisa, Satanás outra. Apesar do conhecimento que Adão e Eva tinham, eles escolheram ouvir Satanás. As coisas não mudaram ao longo dos milênios! Como podemos evitar o mesmo erro?