11.9.22

Submissão Para O Serviço

Domingo, 11 de Setembro


1. Leia Filipenses 2:5-9. Que mensagem importante há para nós nestes versos?

A cultura contemporânea exorta-nos a exigir e fazer valer os nossos direitos. Isto é bom e em geral é o que deve ser feito. Contudo, como aconteceu com Jesus, a vontade de Deus pode-nos pedir que abramos mão dos nossos direitos livremente para servir ao Pai de maneiras que terão um impacto eterno para o reino de Deus. Este processo de renúncia pode ser difícil e desconfortável, criando as condições de um cadinho.

Em Filipenses 2:5-8, vemos como Jesus fez isto. Paulo descreveu três passos que o Senhor deu ao Se submeter à vontade do Pai. Logo no início, o apóstolo exortou-nos de modo solene: “[...] haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5).

Para nos poder salvar, Jesus desistiu da Sua igualdade com o Pai e mudou-Se para a Terra na forma e nas limitações de um ser humano (Filipenses 2:6, 7).

Ele não veio como alguém grande e glorioso, mas como Servo de outros seres humanos (Filipenses 2:7).

Como Servo, não teve uma vida longa e pacífica, e foi “obediente até à morte”. Ele nem morreu de maneira nobre e gloriosa. Não, Ele foi “obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:8).

2. Em que aspectos é que este exemplo de Jesus é um modelo para nós? Se os direitos e a igualdade são bons e devem ser protegidos, como explicaria a lógica de às vezes precisar desistir deles? Leia Filipenses 2:9. De que forma este verso nos ajuda a entender a lógica da submissão à vontade do Pai?

Ore pedindo sabedoria ao Espírito Santo, e pergunte a si mesmo: “A que direitos me estou a apegar agora que podem impedir a minha submissão à vontade de Jesus em servir a minha família, a minha igreja e as pessoas ao meu redor? Até que ponto estou disposto a suportar o desconforto para servir aos outros de maneira mais eficaz?”